Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Macau - Instituto Politécnico de Macau vai acolher mais 100 alunos lusófonos

O Instituto Politécnico de Macau vai receber no próximo ano lectivo mais de 900 novos alunos, na sua grande maioria do território. Além disso, segundo Lei Heong Iok, vão chegar à instituição de ensino que lidera 100 estudantes vindos de países lusófonos, interessados em licenciaturas ligadas à Tradução, Jogo e Administração Pública

Cerca de 650 alunos de 20 licenciaturas participaram ontem na cerimónia de graduação do Instituto Politécnico de Macau (IPM), incluindo 60 do curso de Tradução e Interpretação Chinês-Português. Apesar de este número ser semelhante ao de anos anteriores, o presidente do IPM acredita que o panorama poderá mudar em 2017/2018.

No ano passado, o IPM recebeu cerca de uma centena de alunos oriundos de países de língua portuguesa e acolherá mais 100 em 2017/2018, sobretudo de Cabo Verde, adiantou Lei Heong Iok, indicando que vão estudar Chinês como língua estrangeira, Jogo e Administração Pública. O grupo integra também muitos brasileiros e moçambicanos.

Para o presidente do IPM, a vinda de alunos dos países lusófonos traz dinamismo ao ensino superior de Macau, apesar de também implicar desafios e representar alguma concorrência para os profissionais chineses que dominam a língua portuguesa.

Por outro lado, segundo o responsável, o IPM aceitou 930 alunos para o ano lectivo 2017/2018, entre os quais 710 locais e 120 da China Continental. Com as quebras contínuas no número de graduados das escolas secundárias, é provável que a percentagem de alunos do Continente cresça dos actuais 15% para 18% ou, no máximo, para 20%.


Lei Heong Iok apontou ainda que, nos últimos anos, tem sido admitido um aluno local por cada 10 candidatos, no entanto, desta vez apenas foram aceites 710 dos 4000 interessados de Macau. De qualquer modo, acredita que a saída de alguns jovens para o exterior terá efeitos positivos no ensino superior de Macau em geral.

Recordando que no ano passado foi suspenso o curso nocturno de relações públicas por falta de alunos, o líder da instituição sustentou que a medida era necessária para que a oferta do IPM continue a corresponder às necessidades do mercado. Rima Cui – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário