Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de maio de 2016

III Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa”

Universidade de Aveiro recebe o III Congresso Internacional "Pelos mares da língua portuguesa"



O Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (UA) vai organizar a partir de hoje, 4 de Maio de 2016 até ao próximo dia 6, o III Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa”, assinalando, assim, no segundo destes dias, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Comemorando-se também, em 2016, o Ano Internacional do Entendimento Global, este congresso pretende sublinhar a importância das línguas como meio de comunicação intercultural, fomentando um projeto de aproximação científica dos vários países e comunidades de língua portuguesa.

No seguimento do I Colóquio Internacional “FestLatino 2012 – Pelos Mares da Língua Portuguesa” e do II Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa” 2014, esta reunião contempla investigação nos domínios da língua portuguesa, bem como das respetivas literaturas e culturas.

O programa do congresso inclui conferências plenárias, mesas redondas, comunicações livres e pósteres da autoria de mais de uma centena de investigadores oriundos de Portugal, Brasil, Moçambique, Índia (Goa), Timor Leste, Espanha, Itália, Polónia, Estados Unidos da América e China e conta com a presença do escritor moçambicano e Presidente da Associação de escritores moçambicanso (AEMO), Ungulani Ba Ka Khosa.

Reforçando a pluricontinentalidade da língua portuguesa, saliente-se ainda a realização de duas exposições temáticas, uma de pintura da autoria de Chica Sales e outra de fotografia, de Kok Nam, bem como um espetáculo musical, por Alex Duarte, aluno brasileiro da UA, e a apresentação de livros recentemente editados. In “Universidade de Aveiro” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário