Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Moçambique - Porto de Nacala recebe mercadoria para o Malawi

O Porto de Nacala, na província de Nampula, já começou a receber navios carregados com milho norte-americano com destino ao Malawi, país que atravessa um período de forte seca, noticiou a agência Bloomberg.

Fernando Couto, o administrador-executivo da entidade que gere aquela infra-estrutura, a Portos do Norte SA, informou a Bloomberg que Nacala recebeu a 29 de Abril um carregamento de 6 mil toneladas de milho proveniente dos Estados Unidos com destino ao Malawi. Em Junho o mesmo porto deverá receber outras 300 mil toneladas do cereal, também provenientes dos Estados Unidos.

O Malawi, um país de 17 milhões de pessoas que não tem acesso ao mar, enfrenta um segundo ano consecutivo de fraca produção de cereais devido à forma como o padrão meteorológico do “El Niño” afectou as colheitas um pouco por todo o sul de África. Nestas regiões o milho é a principal fonte de alimento.

O Ministério da Agricultura do Malawi indicou no início deste mês que o país quer comprar um milhão de toneladas de milho branco. Essa quantidade representa dez vezes mais do que os Estados Unidos esperavam que o Malawi importasse durante toda a época. Os preços do milho no Malawi atingiram valores recorde em Fevereiro, de acordo com as Nações Unidas.

O administrador do Porto de Nacala afirmou que a infra-estrutura tem capacidade para lidar com os carregamentos adicionais. O porto tem vindo a ampliar as suas estruturas, especialmente silos provisórios para receber os cereais que os países sem costa precisam.

Também contratou empresas especializadas para empacotar os cereais.

Nacala fica a cerca de mil quilómetros (por estrada) a leste da capital do Malawi, Lilongwe, e a cerca de 850 quilómetros por linha férrea. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário