Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Macau - Retrato da viagem de Borget pela China

Pinturas a óleo, esboços, aguarelas e livros antigos do pintor francês Auguste Borget estarão expostas a partir do final de Junho no Museu de Arte de Macau. A colecção do artista do século XIX retrata uma viagem de quatro anos à volta do mundo que terminou na costa sul da China

Auguste Borget
O Museu de Arte de Macau (MAM) acolhe a partir de 30 de Junho até 9 de Outubro de 2016, a exposição “Auguste Borget: o Pintor Viajante na Costa Sul da China” que reúne um conjunto de esboços, aguarelas, pinturas a óleo, gravuras e livros antigos com ilustrações do pintor francês do século XIX.

Integrada na edição deste ano do “Le French May”, a mostra ilustra a vida quotidiana chinesa captada pelo olhar de Auguste Borget durante uma viagem de quatro anos pelo mundo desde as Américas até ao Extremo Oriente. Em 1838, o pintor chegou à costa sul da China e passou mais de um ano a viajar por uma Hong Kong pré-britânica, Guangdong e Macau.

Regressado à terra-mãe, Borget (1808-1877) pintou o famoso quadro “Vista do Grande Templo Chinês em Macau”, apresentado no Salão de Paris e que foi mais tarde comprado pelo Rei Louis-Philippe de França. A viagem resultou ainda na publicação dos “Esboços da China e dos Chineses” que apresenta um conjunto de representações litográficas das cenas e paisagens que capturou por terras asiáticas.

Entre outros cenários, será possível visualizar como era o Delta do Rio das Pérolas em meados do século XIX, e vislumbrar os costumes.

Segundo o Instituto Cultural, “Borget foi profundamente influenciado pela sua estadia na costa sul da China e as suas obras como pintor viajante constituem uma parte notável do rico legado que constitui o intercâmbio cultural sino-ocidental”. In “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário