Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Macau - Junho vai ser o “mês de Portugal na RAEM”

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vão prolongar-se este ano pelo mês inteiro com eventos que abrangem desde exposições a um festival de gastronomia, um concerto e uma Mostra de cinema português. O Cônsul-Geral de Portugal para Macau e Hong Kong pretende que o prolongamento das comemorações ao longo de Junho comece a ser a regra, tornando-o no “mês de Portugal”

Está praticamente finalizado o calendário de comemorações do 10 de Junho no território, que este ano traz algumas alterações em relação ao que foi feito no passado. “Entendemos que estávamos em condições este ano, não de comemorar o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas de tornar Junho no mês de Portugal na RAEM”, destacou o Cônsul-geral de Portugal para Macau e Hong Kong.

O encontro com Alexis Tam ainda não tem uma data definida. “O Secretário tem estado ocupado e nós queremos dar-lhe conta desta nossa ideia porque creio que isto vem ao encontro da ideia de diversificação que se quer para Macau. Queremos que Junho, o mês de Portugal, seja mais um chamariz para os 30 milhões de visitantes que estiveram na RAEM no ano passado”, defendeu Vítor Sereno.

Na conferência de imprensa de apresentação do calendário de eventos, o representante diplomático manifestou ainda a intenção de ajudar a que Macau se afirme como “centro irradiador de cultura portuguesa”, bem como de actividades associadas à criação artística. “Isto entra em plena consonância com os objectivos definidos pelo Governo da Região Administrativa Especial de assegurar o tal papel, há tanto tempo reclamado, de plataforma”. Ao “querermos implementar a ideia de Junho, mês de Portugal, entendemos de pleno direito que estamos a contribuir efectivamente para a diversificação através de um elencar de eventos culturais e artísticos ligados a Portugal e à cultura portuguesa”, acrescentou o Cônsul.

Assim, entre os dias 1 e 30 de Junho de 2016 vão decorrer mais de dezena e meia de eventos “em vários espaços emblemáticos da cidade, muitos deles de um património de origem portuguesa na RAEM”.

A celebração do Dia de Portugal arranca com uma exposição individual da pintora transmontana Graça Morais que, referiu Vítor Sereno, dispensa apresentações já que é “Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, Membro da Academia Nacional de Belas Artes e uma das mais consagradas” artistas portuguesas. A Mostra denominada “Trás-os-Montes, Terra Mágica” estará patente no Clube Militar até ao dia 12.

“A exposição faz parte de um conjunto de três exposições que o Clube Militar pensa levar a efeito anualmente”, acrescentou o membro da direcção, Manuel Geraldes. “Uma com uma grande artista portuguesa, outra com artistas de todos os países lusófonos, que vamos fazer coincidir com outro evento importante da RAEM que é a Festa da Lusofonia. Finalmente, coincidindo com o dia da transferência de soberania, vamos fazer uma terceira exposição com artistas de Macau e da China”.

Ainda no que respeita a Mostras, a partir do dia 3 de Junho o espaço expositivo do Consulado vai albergar uma Mostra de cerâmica e no dia 10 é inaugurada a exposição de tapetes de Arraiolos, na residência consular.

No segundo dia do mês, pelas 20:00, decorre, no Grande Auditório do Centro Cultural de Macau, o concerto da banda portuguesa The Gift, que tem vários sucessos. “Nestes quatro anos tivemos bons espectáculos e todos eles foram abertos à comunidade. A única coisa que queremos é que as pessoas levantem os bilhetes nomeadamente na Casa de Portugal ou na Fundação Oriente”, destacou o Cônsul.

Entre os dias três e 13 decorre um Festival de Gastronomia e Vinhos de Portugal, denominado “Primavera”. O evento tem lugar no Clube Militar e conta com a presença da chef portuguesa, Justa Nobre.

Literatura e futebol nas comemorações

O escritor José Manuel Saraiva, que trabalhou no Expresso, na Grande Reportagem e no Diário de Lisboa é outra das personalidades que virá a Macau por ocasião do 10 de Junho.

“Vamos trazê-lo para partilhar com a nossa comunidade e com a nossa Escola Portuguesa. Vai-nos dar muito prazer tê-lo cá, pela primeira vez, e permitir que ele faça este roteiro de contacto com a comunidade e uma parte importante dela, que são as crianças”.

Ainda no âmbito da literatura, no dia 8 de Junho será inaugurada a “Mostra do Livro Português”, na Livraria Portuguesa. “Vamos ter livros portugueses a preços mais em conta, que é uma forma de também puxarmos, desde os mais novosaos mais velhos, para um espaço emblemático que temos aqui na Rua Pedro Nolasco da Silva e para a leitura”, indicou Vítor Sereno.

De 11 a 13 de Junho vai decorrer uma Mostra de Cinema Português, na Cinemateca Paixão, sendo que ainda não são conhecidos os filmes que a vão compor.

No dia 19, chega ao teatro D. Pedro V a peça de Teatro “O Meu Jantar com André”. Na mesma data, no IPOR poder-se-á assistir ao jogo de futebol entre Portugal e a Hungria.

Apesar do programa pretender criar uma nova marca, mantém-se o tradicional içar da Bandeira Nacional às 09:30 do dia 10 de Junho e vai poder ouvir-se novamente a banda filarmónica da Polícia de Segurança Pública e tocar “A Portuguesa”. Inês Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário