Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 24 de maio de 2016

Brasil - Mercado de café em cápsulas pode crescer 100% de 2014 a 2019

O consumo de café em cápsulas cresce de forma constante no Brasil. Atualmente esse segmento corresponde a 0,6% do volume total consumido no Brasil, o que representa em torno de 980 mil toneladas. Até 2019, as cápsulas devem chegar a 1,1% do consumo, ou seja, um crescimento médio anual de 15,3% de 2014 a 2019, o que pode representar um crescimento mais de 100% nesse período.

Os dados estão presentes na pesquisa elaborada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O levantamento indicou que o comércio de café em cápsula pode movimentar até R$ 2,2 bilhões com 12 mil toneladas nos próximos três anos. Para a Abic, a maior disponibilidade de cápsulas e também a preços acessíveis do produto devem favorecer este cenário.

De acordo com a pesquisa, nem mesmo a crise econômica deve desacelerar o mercado, já que 58% das pessoas entrevistadas disseram que ainda não foram afetados pela crise, e, assim, se mostraram totalmente dispostos a manter o mesmo nível de preço no consumo das marcas utilizadas.

Outro fator que reforça os dados da pesquisa são os consumidores que tomam café fora do lar. Foi observado que eles têm um maior poder aquisitivo e são mais atentos e exigentes quanto às qualidades do grão, suas origens e ainda percebem os diferentes blends. Nesse mesmo contexto da pesquisa, os cafés gourmet ganham mais atenção dos consumidores nas regiões urbanas.

O relatório mostra, ainda, números positivos para o segmento de food service (mercado de alimentação fora do lar). Nesse caso, a pesquisa demonstrou que há uma concentração de 68% no varejo e de 32% no food service. A projeção dos dados da pesquisa para 2019 é de aumento do food service para 36% e de redução do varejo para 64%, o que mostra que o consumidor buscará mais o consumo do café fora do lar. In “Info Money” – Brasil

Sobre este tema das cápsulas de café o blogue “Baía da Lusofonia” já republicou um artigo que abrange os mercados do Brasil e Portugal. Pode aceder ao artigo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário