Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 14 de maio de 2016

Rússia - Centro Lusófono de São Petersburgo recebe visita de adido cultural do Brasil

SÃO PETERSBURGO – O Centro Lusófono Camões, da Universidade Estatal Pedagógica Herzen, de São Petersburgo, recebeu a visita do adido cultural da Embaixada do Brasil em Moscou, primeiro-secretário Igor Germano. Durante a visita, o adido fez a entrega de livros, edições bilíngues e documentários para o acervo do Centro Lusófono Camões. O adido cultural aproveitou a viagem a São Petersburgo para visitar mais duas universidades de São Petersburgo onde ensinam a Língua Portuguesa.

Os professores-tradutores do Centro Lusófono Camões preparam atualmente a tradução dos trabalhos que constituirão o livro Antologia de Contos Brasileiros, que será editado pela instituição, provavelmente com o apoio da Embaixada do Brasil e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O livro deverá reunir cerca de 30 autores brasileiros contemporâneos. Até agora, segundo o professor Vadim Kopyl, diretor do Centro e responsável pela publicação, já foram traduzidos para o russo 18 contos.

Em 2006 e 2007, o Centro Lusófono Camões publicou em edição russo-portuguesa, com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, os livros Contos de Machado de Assis e Contos Escolhidos de Machado de Assis, com prefácios do escritor e professor Adelto Gonçalves, doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2013, a Embaixada apoiou a publicação da segunda edição revista do livro Contos Escolhidos de Machado de Assis.

Desde a sua fundação em 1999, o Centro publicou também em edições bilíngues os livros Guia de Conversação Russo-Portuguesa Contemporânea, Poesia Portuguesa Contemporânea (2004), que reúne poemas de 26 poetas portugueses, e Vou-me embora de mim (2007), do poeta português Joaquim Pessoa. O Centro Lusófono Camões mantém estudantes nos níveis zero, médio e superior.

Biblioteca

Desde campanha iniciada em agosto de 2011, o Centro Lusófono Camões recebeu mais de 300 livros de instituições e autores do mundo lusófono que enriqueceram sobremaneira o seu acervo, mantendo seus professores e estudantes atualizados sobre a movimentação cultural nos países de Língua Portuguesa. As instituições, editoras e autores interessados devem enviar os seus livros e outras publicações para:

Prof. Vadim Kopyl
CENTRO LUSÓFONO CAMÕESMoica 48 - UNIVERSIDADE ESTATAL PEDAGÓGICA HERZEN k. 14
São Petersburgo – Rússia

Sem comentários:

Enviar um comentário