Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Brasil e Portugal pretendem promover a ciência e o ensino na CPLP

“O Brasil precisa de valorizar institucional e cientificamente os seus laços com Portugal e com os demais países da CPLP.” A convicção é de Aldo Rebelo, ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação, que está em Portugal — a convite do ministro da Educação Nuno Crato - e assumiu ao DN trazer na bagagem projetos para reforçar a cooperação na ciência e no ensino. Não só entre os dois países mas entre estes e os restantes Estados integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“É o meu objetivo. Julgo que mais do que um dever político essa cooperação é um imperativo moral. O Brasil precisa de valorizar institucional e cientificamente os seus laços com Portugal e com os demais países da CPLP”, contou ao DN Aldo Rebelo. Na comitiva do ministro veio Marcelo Viana, presidente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Brasil, que confirmou trazer “algumas ideias” para apresentar a Nuno Crato relacionadas com a formação pós-graduada em países da CPLP.

“Uma delas é a criação de um programa internacional de mestrado profissional para a formação de professores de Matemática, para melhorar a prestação dos professores da CPLP na sala de aula”, contou, explicando que o projeto passaria por numa parceria entre as melhores instituições que existem em Portugal e no Brasil, construindo em cima de experiências mais isoladas que já existem projetos de Portugal e Brasil nos países africanos”. Por exemplo, “os que existem na Universidade Federal do Ceará, com Cabo Verde. A Universidade Aberta do Brasil tem atuado também em Moçambique”, acrescentou, “e tenho conhecimento de ações similares que são levadas a cabo por instituições e pelo governo português também”.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) português anunciou precisamente, há dias, a criação de um centro da CPLP, em parceria com a UNESCO, que vai funcionar em Lisboa, e oferecer mestrados, doutoramentos e outras pós-graduações a bolseiros de países de língua portuguesa. Um projeto que Marcelo Viana disse não conhecer ainda bem mas que poderia enquadrar-se na proposta que tem para apresentar. “Pode ser um elemento importante nesse esforço. Em todo o caso, a arquitetura dessa proposta nossa não está definida. É algo a ser conversado com colegas nossos portugueses e com o ministro Nuno Crato”, disse.

Cooperar na nanotecnologia

A visita de três dias de Aldo Rebelo começou pelo Norte do país, mais concretamente pelo Centro de Inovação e Engenharia para as Indústrias de Mobilidade (CEiiA), na Maia, onde empresas e instituições brasileiras têm reforçado a sua participação. “Já temos a presença do Parque Tecnológico Internacional de Itaipu, com uma equipa que por acaso estava trabalhando aqui neste centro, durante a minha visita. E existe também um trabalho com a Embraer [conglomerado brasileiro que fabrica aviões comerciais, militares e particulares] na confeção de peças fundamentais para a construção de aviões de transporte no Brasil”, ilustrou o ministro.

Aldo Rebelo esteve também no Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL), em Braga — um projeto tutelado pelos governos de Portugal e Espanha em que, assumiu ao DN, o Brasil tem “também a intenção de ampliar a sua participação. Existe uma ligação com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e queremos aprofundar essa colaboração. Eu trouxe um memorando ao ministro Nuno Crato, ampliando a cooperação entre o Instituto de Nanotecnologia aqui em Portugal e esse centro”.

“Já temos um grupo de pesquisadores importante a trabalhar aqui”, acrescentou, “mas queremos reforçar essa colaboração aumentando a presença de pesquisadores e bolsistas [bolseiros] brasileiros e também contratando serviços dessas instituições para o governo e para empresas no Brasil. Já fazemos isso com a Embraer. Já temos também colaborações com a Itaipu, que é uma importante empresa nacional, que tem um parque tecnológico internacional, e temos a intenção de ampliar a presença do Brasil aqui”.

O governante brasileiro esteve acompanhado pela secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, e teve a companhia do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, na visita que fez à Universidade de Coimbra.

O encontro bilateral com o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, foi agendado para esta sexta feira, no Palácio das Laranjeiras. No final da reunião será assinada uma “Carta de Intenções entre Portugal, Espanha e Brasil para a Cooperação Científica em Nanotecnologia”, após a qual poderão ser anunciadas outras novidades. As instituições de ensino e investigação portuguesas e brasileiras têm vindo a reforçar os laços nos últimos anos, após um período de algum afastamento, ditado por questões como o reconhecimento mútuo das formações. Pedro Tavares – Portugal in “Diário de Notícias”

Sem comentários:

Enviar um comentário