Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Portugal – O embuste no empate técnico nas eleições legislativas

Nos últimos dias foi divulgada uma sondagem para as próximas eleições legislativas a 04 de Outubro, afirmando existir um empate técnico entre o maior partido da oposição, o Partido Socialista e a coligação governamental Portugal à Frente.

Sorrateiramente, comentadores e fazedores de opinião transformaram o resultado divulgado numa certeza absoluta, incutindo os portugueses que perante esta realidade os deveriam obrigar, caso estejam inclinados a votar noutro partido, a desempatar entre estas duas forças políticas que se apresentam a escrutínio. Pura mentira, apenas um embuste.

Suponhamos, que no final da eleição tanto o partido que está na oposição como a coligação que neste momento nos governa, teriam 36,000% dos votos e por pura coincidência, pois à mesma percentagem pode não corresponder o mesmo número de deputados, ambos obteriam no final da contagem, por exemplo 102 deputados eleitos.

Perante tanta coincidência, de percentagem de votos e deputados eleitos, teríamos uma igualdade? Evidentemente que não!

Depois de distribuídos os 230 deputados da Assembleia da República pelos partidos que conseguiriam eleger os seus representantes, constatar-se-ia, que efectivamente não há, nem nunca haveria possibilidade, de termos um empate técnico e a Sua Excelência o Sr. Presidente da República, caberia indigitar o líder do partido com mais deputados a formar governo, neste caso, perante a realidade da sondagem apresentada, o Partido Socialista. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário