Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Galiza – Na vanguarda das energias do mar

Ponta Langosteira servirá para obter eletricidade das ondas. Indústria inaugura uma base de pesquisa de 3 quilômetros quadrados para testar protótipos de energia ondimotriz

O novo porto exterior da Corunha em Ponta Langosteira servirá para obter energia da força do mar. A Secretaria da Indústria inaugurou a base experimental, de quase três quilómetros quadrados, que servirá para testar os equipamentos mais avançados de tecnologia maremotriz, que utiliza as marés, e ondimotriz, que utiliza as ondas. Calcula-se que a Galiza é a maior potência em Espanha para explorar estas fontes de energia, com 35% dos 20 Xigawatios que poderiam produzir as ondas em todo o litoral espanhol.

O conselheiro de Economia e Indústria, Francisco Conde, conheceu, acompanhado pelo presidente da Autoridade Portuária da Corunha, Enrique Losada, a nova zona experimental que começou a funcionar em Ponta Langosteira e que, segundo salientou, situa a Galiza "na vanguarda da Europa" na investigação deste tipo de energia.

Conde disse que esta área enquadra-se no contexto do projecto europeu Energy Mare, que está a liderar o Conselho, através do Inega, e que se centra na análise das possibilidades que oferecem as energias renováveis ​​marinhas. A área permitirá testar protótipos em condições de funcionamento reais, facilitando validar projetos, componentes e materiais para avaliar a sua viabilidade.

O titular de Economia e Indústria apontou as características do litoral, o seu potencial energético, a adequada interligação eléctrica e a proximidade de parques empresariais como fatores que levaram a escolher uma área da qual, na Europa, apenas a Escócia e o País Basco oferecem alternativas semelhantes.

Conde ressaltou que a nova área, que soma 2,6 km2 de superfície, o equivalente a 370 campos de futebol, abre importantes oportunidades às empresas, universidades e centros tecnológicos, promovendo o emprego de um recurso autóctone que a Galiza tem um grande potencial. A Galiza é a comunidade com maior potencial de desenvolvimento de energia ondimotriz, pois de acordo com cálculos do Conselho, de 20 GW de potencial de energia das ondas em Espanha, a Galiza soma 35%.

O projeto Energy Mare permitirá, em linha com o primeiro desafio que persegue a Estratégia de Especialização Inteligente da Galiza - RIS3, aproveitar esta oportunidade, avançando no estudo e emprego da energia do mar. Um recurso que, como sublinhou, tem no caso galego capacidade para gerar uma completa cadeia de valor, impulsionando novas tecnologias e aproveitando as sinergias de outros setores estratégicos como o naval ou o energético. Em Vigo, o projeto Magalhães trabalha numa linha similar, ao fabricar diretamente uma máquina flutuante que possa obter eletricidade das marés. In “Ciencia Galega” - Galiza

Sem comentários:

Enviar um comentário