Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Alemanha - Escândalo Volkswagen

Eurodeputado La Via pede avaliação real das emissões dos automóveis

O fabricante de automóveis alemão Volkswagen já admitiu que milhões dos seus carros foram equipados com um programa especial para enganar os testes de emissões e parecerem menos poluentes. Falámos com Giovanni La Via, presidente da Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu que defendeu que o escândalo deve ser investigado exaustivamente e que as regras devem ser reforçadas através de um organismo europeu que estabeleça padrões comuns para os testes.

Acabámos de saber que estes carros, equipados com um software para enganar os testes de emissões, também foram vendidos na Europa. Até onde estende este escândalo?

É muito difícil prever a verdadeira extensão do problema. É óbvio que houve erros também ao nível europeu. Hoje ouvimos que outros importantes fabricantes de automóveis podem ter diferentes sistemas e por isso precisamos de saber claramente das instituições europeias se há outras empresas envolvidas no escândalo.

Pensa que o escândalo da Volkswagen pode ter um impacto na posição do Parlamento Europeu sobre as emissões?

Somos o poder legislativo da UE e por isso temos que fixar os limites das emissões. Queremos que todos os fabricantes de automóveis respeitem as regras europeias. Se não forem capazes de o fazer, têm que substituir os seus modelos, têm que investir mais no aspeto ambiental. Temos que assistir rapidamente a uma redução significativa na poluição geradas pelos automóveis.

Como podemos assegurar que as regras são respeitadas pelas empresas?
Até ao momento só temos controlos nacionais em cada um dos 28 Estados-Membros. Precisamos de uma agência ou de um organismo europeu capaz de supervisionar estes controlos. Se a Comissão propõe a utilização de um organismo já existente, também estamos de acordo. Se quiserem sugerir algo diferente, estamos prontos para estudar a proposta, para assegurar que os consumidores sabem realmente o que estão prestes a comprar.

Olhando para o passado, pensa que o Parlamento deveria ter sido mais duro nas negociações?

Não. Exigimos sempre mudanças no sistema de controlo das emissões e uma verdadeira avaliação das emissões dos automóveis, em condições reais e não apenas nos laboratórios. Votámos muitas vezes num novo sistema. A posição do Parlamento é clara: queremos a avaliação das emissões.

Como pode a UE manter a sua reputação de respeito pelo ambiente e no combate às alterações climáticas quando as empresas podem manipular os resultados dos testes de emissões tão facilmente?

Temos que ter uma clara noção do problema rapidamente para mostrar ao mundo que estamos a trabalhar de forma séria. Precisamos de criar um sistema e de aplicar sanções. Isso é muito importante. Parlamento Europeu

Sem comentários:

Enviar um comentário