Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Porto de Cabinda cresce

Nos últimos quatro meses, o porto de Cabinda movimentou mais de 26 mil contentores de 20 e de 40 pés, segundo o administrador para a área técnica e operacional da empresa portuária, Artur Fernandes de Carvalho, em declarações aquando da III Feira Internacional de Transportes e Logística de Angola (Expotrans). O responsável assegurou ainda que houve um crescimento face a período homólogo do ano passado.

Dos produtos importados nos últimos meses, aquele responsável destacou materiais de construção, bebidas, alimentos, viaturas, maquinaria e materiais de limpeza e quanto à origem mencionou o continente europeu como a origem principal, a que se seguiram a Ásia, Américas e África do Sul.

Artur Fernandes de Carvalho disse que a empresa prevê executar 90% dos planos elaborados para 2013, apontando a renovação da ponte cais (com uma área de 45 mil metros quadrados e uma capacidade de atracagem de cinco navios em simultâneo) como o “grande exemplo” deste processo.

“Além de facilitar as manobras e movimentação dos meios e cargas, o porto irá permitir a movimentação de quase 500 mil contentores, ou seja, um milhão de toneladas de carga por ano”, salientou.

Entretanto, Augusto Tomás, ministro dos Transportes de Angola, reafirmou que a cidade de Cabinda vai ter um porto de águas profundas, devendo a sua construção iniciar-se nos próximos três anos.

O ministro angolano adiantou que as obras de construção do porto irão decorrer em três fases, sendo que no final da primeira haverá um cais comercial com uma extensão de 775 metros, que será aumentada para 1550 metros no final da última fase.

As atuais operações de descarga e carga de mercadorias a granel e em contentor são feitas através da nova ponte-cais, inaugurada em 2012 e que tem permitido fluidez no manuseamento das mercadorias importadas pelos agentes económicos.

O porto actual dispõe de capacidade para receber mensalmente 37 navios de grande calado tendo movimentado até ao final de Setembro passado 26 mil contentores, número que deverá atingir 35 mil até ao final do ano. In “Cargo Edições” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário