Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Português na Extremadura

Díez Solis reconhece que o ensino do Português é uma "prioridade" na Extremadura

Ao centro o Secretário-Geral de Educação César Díez Solis


O Secretário-Geral de Educação, César Díez Solis abriu, no passado dia 09 de Novembro de 2013, a VII Conferência de Língua e Cultura Lusófonas, organizada pela Associação de Professores de Português da Extremadura (APPEX), reconheceu que, por "razões inquestionáveis", o ensino do português representa uma "prioridade absoluta" na promoção da política de multilinguismo, impulsionada pela Conselharia de Educação e Cultura.

"Estamos dando passos importantes para fortalecer o Português," manifestou Díez Solis, e não só pela sua proximidade com Portugal", mas pela dimensão que está adquirindo o idioma português no âmbito internacional, com a projecção de países emergentes como o Brasil, "temos que ter em consideração", acrescentou.

Fomento do português

De seguida, o Secretário-Geral desenvolveu as principais acções que a Conselharia da Educação e Cultura lançou para incentivar o estudo do português, “não só entre os nossos alunos, mas também entre a população em geral", destacando as Escolas Oficiais de Idiomas e as salas de aula que lhes são inerentes, que ensinam o português entre a sua oferta educativa.

Destacou o ensino do português como segunda língua no primeiro ciclo e terceiro idioma na secundária e centro educativos da região, e a criação de três secções bilingues de português. Além disso, a oferta estende-se com o Programa de Língua e Cultura Portuguesa, o Instituto de Línguas Modernas da Universidade da Extremadura, e com a participação activa dos centros educativos em programas com Portugal como o Projecto REALCE, "que tão bons resultados têm dado" qualificou Díez Solis.

Por outro lado, também felicitou o Presidente da APPEX, Jacques Songy, pelo programa “Falamos Português” emitido semanalmente no Canal Extremadura, um "passo mais" no ensino desta língua através de divertidos e acessíveis programas de TV em língua e cultura portuguesa.

Canto didáctico de português

Além disso, Díez Solis anunciou o lançamento de um novo portal para a aprendizagem do português, chamado de "Canto didáctico de Português", que será o "embrião" de um banco de recursos disponíveis na rede.

Neste sentido, e para que este banco de recursos cresça e se complete, tem solicitado a colaboração dos professores, porque "com a vossa experiência e conhecimento" será um repositório “forte” de conteúdos educacionais digitais, reconhecendo que "nada disto seria possível sem a vossa colaboração".

Na abertura, Díez Solis foi acompanhada pelo alcaide de Almendralejo, José Garcia Lobato, a directora do Centro de Professores e de Recursos de Almendralejo, Rosa Blázquez Matías, a representante do Camões e do Centro de Língua Portuguesa de Cáceres, Raquel Gafanha, e o presidente da APPEX Jacques Songy. In “Gobierno de Extremadura” - Espanha

Sem comentários:

Enviar um comentário