Cidade da Praia – O músico cabo-verdiano Gilyto marca dez anos da sua chegada aos Estados Unidos, como imigrante, com o lançamento do novo single “Rabida Futuro”, tema que transmite esperança aos imigrantes e integra o EP “Funaná to the Moon”.
“Rabida”, lê-se na nota, significa em crioulo de Cabo Verde tentar mudar ou melhorar a vida.
Por isso, ao unir esta palavra a futuro, Gilyto transmite “esperança, força e resiliência”, assim como um apelo à superação e à transformação pessoal a todos os que estão na diáspora.
“A escolha deste tema como terceiro single não é por acaso. Marca precisamente os dez anos desde a chegada de Gilyto aos Estados Unidos como imigrante, tornando este lançamento ainda mais simbólico. É uma homenagem aos que lutam diariamente por um futuro mais digno, longe de casa, família, amigos, com coragem e determinação”, lê-se na nota.
O single, produzido por Gilyto e Tino MC, conta com um elenco de músicos e vozes, nomeadamente João Paulo, no acordeão, Tony Bat, na bateria, Jair Pina, na percussão, e Orlando Semedo, Jesus Semedo & Tino MC, no coro.
O videoclipe de “Rabida Futuro” foi gravado em Lisboa, com direção de branU e Gilyto, e edição a cargo de Popo (EUA).
Com participações especiais de Maicom Moicano e Ervelina Brás, o vídeo representa, de acordo com a mesma fonte, o percurso de muitos imigrantes, ou seja, “a partida, a luta, a esperança e o sonho de um futuro melhor”.
A estreia oficial do videoclipe aconteceu simultaneamente no YouTube e na Televisão Nacional de Cabo Verde (TCV) às 8:15 (EUA), 11:15 em Cabo Verde e 13:15 em Portugal.
O EP “Funaná to the Moon” marca o regresso de Gilyto aos palcos, depois de uma longa pausa em que apenas se dedicou à produção de eventos e à promoção da cultura cabo-verdiana. In “Inforpress” – Cabo Verde
Sem comentários:
Enviar um comentário