Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 13 de abril de 2025

Índia - Tigre dourado raro avistado no Parque Nacional de Kaziranga

Acredita-se que existam apenas cerca de 30 tigres dourados em todo o mundo. Um deles foi criado em cativeiro, mas este foi visto livre na natureza



O fotógrafo de vida selvagem Sudhir Shivaram compartilhou fotos raras de um tigre dourado e publicou no seu instagram, dizendo: “Uma das maravilhas mais raras da natureza – Tigre dourado, avistado no Parque Nacional de Kaziranga!”

Mencionou ainda que este tigre incrível estava na sua lista principal quando planeou o safari em Kaziranga. Mesmo após vários safaris, nunca o tinham avistado. “Mas neste dia a sorte estava do nosso lado, os participantes do nosso workshop chegaram e tivemos a oportunidade de ver este raro Golden Jackpot. Este momento foi inesquecível para os nossos participantes”, escreveu maravilhado.

Um Tigre Dourado é uma cor muito rara num tigre de Bengala, também conhecido como Tigre Malhado Dourado ou Tigre Morango. A sua pelagem dourada e listras castanhas-avermelhadas distinguem-no de outros tigres.

“A razão para a raridade do Tigre Dourado é um gene recessivo chamado “Wideband”, que reduz a produção de melanina durante o período de crescimento do pelo. Uma condição rara chamada pseudomelanismo, uma mutação genética que afeta a pigmentação do corpo. Ao contrário do albinismo ou do leucismo, esta variação confere ao tigre uma aparência laranja-dourada cintilante.

O Parque Nacional de Kaziranga em Assam fica na Índia e é famoso pela sua população de rinocerontes-indianos de um chifre — também abriga um felino raro e misterioso: o Tigre Dourado. A sua raridade torna os avistamentos incrivelmente especiais — e as poucas imagens capturadas viralizaram.

Ainda no seu post, o fotografo de vida selvagem, escreveu: ontem, compartilhei imagens desse magnífico felino em tons mais suaves e naturais — uma tentativa de me manter fiel ao clima e à luz da selva. As imagens de hoje, capturadas com a Sony 300mm f/2.8, revelam uma perspetiva mais vívida e rica em contrastes, que é mais do meu gosto, destacando a beleza impressionante deste raro indivíduo”

Lentes diferentes, luz diferente, escolhas criativas diferentes — mas o mesmo tema inspirador. Ambos os estilos oferecem um vislumbre único da história do Tigre-Dourado. “Convido-o a ver não apenas uma comparação, mas uma celebração de quão variada e expressiva a fotografia da vida selvagem pode ser”, termina, questionando o leitor: “qual estilo combina mais com você: o discreto e natural ou o vívido e dramático?” In “Sustentix” - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário