Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Portugal - 'Savanna e a Montanha': Como uma comunidade rural lutou contra uma gigante britânica da mineração de lítio

O filme, com lançamento geral em Portugal a partir desta sexta-feira, 25 de abril, dá voz a uma comunidade rural regional montanhosa do norte que luta contra o projeto de extração de lítio liderado pela empresa de mineração britânica Savannah Resources



É uma história real e moderna de David contra Golias, com música. O ativismo da população da comunidade rural de Covas do Barroso contra uma gigante britânica da mineração de lítio será compartilhado nas telas de cinema de Portugal esta semana.

'Savana e Montanha', de Paulo Carneiro, centra-se na comunidade montanhosa de Boticas, no norte de Trás-os-Montes, e na sua luta pelas suas terras após descobrirem que a empresa planeia construir a maior mina de lítio a céu aberto da Europa a poucos metros das suas casas.

Desde que recebeu muitos elogios da crítica em Cannes no ano passado, onde estreou na seção Quinzena dos Realizadores, o lançamento do filme tem sido aguardado com grande expectativa.

Versão do diretor

O seu diretor Paulo Carneiro o descreve como uma ficção documental, retratando ativismo e resistência na forma de um faroeste musical.

"O povo de Covas do Barroso foi mal representado por um documentário, porque precisávamos colocá-los em ação, precisávamos tirar a luta do escritório, dos e-mails, dos artigos científicos que têm que ser lidos, relidos e analisados por especialistas, e colocar a luta em prática, mostrar a luta na prática", disse Carneiro.

"Vivemos numa das regiões mais isoladas do país, mas em 2018 foi reconhecida como Património Agrícola Mundial pela forma como vivemos, pela forma como trabalhamos a terra, pela forma como nos relacionamos com a natureza", afirma Aida Fernandes, que faz parte do elenco do filme e é presidente da comunidade local de Covas do Barroso.

"Quando vemos um projeto como este na nossa porta, que coloca em risco tudo o que temos, o modo como vivemos, corremos o risco de ter que deixar o nosso lugar... O filme retrata exatamente isso, a nossa dor", acrescentou.

A luta é amplificada pela intervenção das trilhas sonoras de Carlos Libo e pela autenticidade que os moradores de Covas do Barroso trazem ao filme. A expectativa, na visão do diretor Paulo Carneiro, é que o filme lote as salas de cinema e faça sucesso em todo o país, não apenas nas grandes cidades.

Legado do lítio

Portugal possui as maiores reservas de lítio da Europa, com 28 milhões de toneladas métricas de lítio de alta qualidade. Nos últimos anos, Covas do Barroso tem sido notícia pela luta da população contra o avanço da mineração de lítio pela empresa britânica Savannah Resources, que detém uma concessão para explorar uma área total de 542 hectares.

A empresa está atualmente a prospectar em Covas do Barroso depois que a ex-secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, facilitou alguns dos processos administrativos e entraves burocráticos em dezembro.

É com base no mapa de servidão administrativa que a Savannah Resources paga a indemnização pelo uso do terreno durante um ano, confirmou à Euronews o CEO da empresa, Emanuel Proença.em dezembro do ano passado.

No final de março, a União Europeia incluiu esta exploração entre os 47 projetos estratégicos de mineração a nível europeu. O argumento para apostar no lítio, utilizado na produção de baterias para carros elétricos, é a sua importância para a transição energética.

Os moradores recusam-se a desistir da luta. Em 14 de abril, cerca de 25 pessoas reuniram-se na comunidade em solidariedade a um proprietário de terras que teria sido solicitado pela Guarda Nacional Republicana a remover um reboque da sua propriedade que está a impedir a passagem das máquinas da Savannah Resources.

O homem, Benjamim Gonçalves, teria sido "solicitado" a fazê-lo em razão de uma prisão. Aida Fernandes foi uma das pessoas presentes nessa demonstração de força.

Gonçalves alega que o terreno em questão não está incluído no acordo da Savannah Resources com o governo, que autoriza a mineradora a explorar terras públicas e privadas. Outros membros da comunidade também apoiam a sua opinião. Euronews.culture


Sem comentários:

Enviar um comentário