Carlos Paradona vai celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor em Malabo. Na capital da Guiné Equatorial, próxima quarta-feira, o escritor vai lançar o seu último romance, intitulado “Pita kufa, o leito da morte”.
De acordo com uma nota de imprensa da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), o romance “Pita kufa, o leito da morte”, apesar de circulação restrita, tem despertado um interesse inusitado entre a comunidade literária e académica daquele país da CPLP, daí o convite formado para o autor lançar o livro em Malabo.
Na ida à Guiné Equatorial, o escritor e Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos vai procurar aprofundar relações com a associação dos escritores daquele país.
Para Carlos Paradona, o lançamento de “Pita Kufa”, em Malabo, “vai ter um grande impacto visto tratar-se do primeiro autor moçambicano a fazer este tipo de evento. Ademais, tratando-se de um país que recentemente adoptou o Português como língua oficial, esta obra vai contribuir para o aumento de materiais escritos em Português para o público leitor neste país da CPLP”, afirmou.
Não obstante, com a sessão de lançamento do livro, em Malabo, pretende-se abrir espaço para autores nacionais apresentarem as suas obras naquele país, com o fim último de internacionalizar a literatura moçambicana. Também, portanto, pretende-se criar bases para intercâmbio de autores dos dois países e as suas obras, com laços de cooperação constantes. In “O País” - Moçambique
Sobre o autor:
Carlos Paradona Rufino Roque, nascido em Inhaminga, Província de Sofala, concluiu a 4ª classe na Escola Primária Oficial do Dondo, em 1973. Posteriormente, frequentou os então Ciclo Preparatório Dr. Baltazar Rebelo de Sousa e Liceu Pêro de Anaia, na Cidade da Beira e foi estudante moçambicano na República de Cuba. Carlos Paradona Rufino Roque, é membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), desde a sua fundação, e representa Moçambique, desde 2009, no Corpo de Jurado do Grande Prémio SONANGOL de Literatura, República de Angola. Ele é licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane- UEM, possui curso de Mestrado em Sociologia pela Universidade de Pretoria, e é Doutorando em Administração e Políticas Públicas, pela Universidade de Lisboa.
Em 1980 publica os seus primeiros poemas na página Diálogo, do extinto jornal Notícias da Beira. Colaborou ainda com poesia, contos e ensaios nas páginas Diálogo do Diário de Moçambique, Letras e Artes do Jornal Domingo, nas Revistas Tempo, Charrua, Forja e Eco ao longo das décadas de oitenta e de noventa. Em 1992 publica o seu livro de poemas A Gestação do Luar e, mais tarde, os romances Tchanaze, a Donzela de Sena (2009), N’tsai Tchassassa, A virgem de Missangas (2013) e Carota N’tchakatcha, Feitiços e Mitos (2019). N’Tsai Tchassassa – A virgem das Missangas (2020, 2ª edição) . Mueda – Nos labirintos dos Ritos de Iniciação (2024, 2ª edição). Pita Kufa – O leito da Morte (2024, 1ª edição). O escritor tem obras publicadas em Portugal, na Espanha, Reino Unido e China (Macau).
Sem comentários:
Enviar um comentário