A autora Anabela Leal de Barros esteve na Livraria Portuguesa no passado sábado para discursar sobre a literatura timorense de tradição oral.
De acordo com uma nota publicada pela Livraria Portuguesa, a autora “tem-se dedicado desde 2002 à recolha e edição de literatura timorense de tradição oral e ao estudo diacrónico do português timorense, tendo já publicados sete livros de contos e lendas de Timor-Leste”. Para além dos trabalhos de compilação e investigação sobre este tema, é também professora no Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos Humanísticos, em Portugal.
Entre os vários livros que constam na bibliografia da autora, destacam-se aqueles que têm como objecto de estudo a tradição oral timorense na forma de contos, lendas e fábulas. O primeiro trabalho publicado sobre esta área de estudo foi “Contos e Lendas de Timor-Leste”, em 2014, que reuniu 31 contos populares e lendas da região. Seguiu-se “Rumando de Lés a Leste – Contos e Lendas de Oecusse”, uma comemoração dos 500 anos da chegada dos portugueses à ex-colónia. O lançamento do livro teve lugar em Macau, na Fundação Rui Cunha, no ano de 2017.
As compilações “O Galo do Oriente – Contos e Lendas de Timor-Leste” e “A Rainha da Lua – Contos e Lendas de Oecusse Timor-Leste” surgiram em 2018 e 2019, respectivamente, contando este último com 64 contos e lendas recolhidos directamente em Oecusse, enclave situado na parte ocidental da ilha de Timor. “Os Ovos de Ouro – Contos e Lendas de Timor-Leste”, em 2021, foi a primeira obra com a co-autoria de Manuel Gomes de Araújo e inclui histórias recuperadas da memória do próprio co-autor timorense. Em 2023, Anabela Leal de Barros publica a sua compilação mais extensa com “Antologia da Literatura Timorense de Tradição Oral – Volume I”, sucedida em 2024 pelo trabalho mais recente “O Rei das Sete Esposas – Contos e Lendas de Timor-Leste”. In “Ponto Final” - Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário