Brasil
Triciclo elétrico portátil é solução para
mobilidade urbana
Mobilidade
urbana
O triciclo foi projetado para atingir a
velocidade máxima de 20 quilômetros por hora (km/h) e transportar até 100
quilogramas (kg), incluindo usuário e bagagem. [Imagem: Poli/USP] |
Alunos da Escola Politécnica da USP (Poli) e
de mais três universidades estrangeiras ganharam quatro prêmios internacionais
ao desenvolverem um triciclo elétrico para mobilidade urbana.
O grande diferencial do triciclo, batizado de
Cubo, é que ele deverá ser portátil.
O objetivo é otimizar o tempo dos usuários de
transporte público de grandes cidades: a pessoa utiliza o triciclo para
percorrer o trajeto de casa até o ponto/estação de ônibus, metrô ou trem, dobra
o dispositivo e o carrega consigo, e volta a utilizá-lo do ponto/estação até o
trabalho.
O projeto faz parte do Global Vehicle
Development Project 2013, competição mundial promovida pela General Motors.
Os requisitos do projeto foram definidos a
partir da realidade da cidade de São Paulo.
"Estudamos o relevo da cidade, a
inclinação que o dispositivo tem de subir, a legislação que limita a velocidade
em calçadas, entre outros aspectos. Na pesquisa de mercado, levantamos que boa
parte dos paulistanos gasta cerca de 15 minutos caminhando para chegar à
estação de transporte público mais próxima", diz Lucas Ludovico, um dos
membros da equipe.
Triciclo
elétrico portátil
O triciclo foi projetado para atingir a
velocidade máxima de 20 quilômetros por hora (km/h) e transportar até 100
quilogramas (kg), incluindo usuário e bagagem.
Ele pesará em torno de 17 kg, incluindo a
bateria - a bateria tem uma autonomia prevista de 20 km, podendo ser
recarregada enquanto o usuário está no trabalho, ou durante a noite.
Para ser portátil, as medidas tiveram que ser
modestas: 49,78 centímetros (cm) de comprimento por 56,77 cm de largura e 92,18
cm de altura. Quando dobrado ele é ainda menor: 49,78 cm x 20,83 cm x 62,48 cm.
Dobrado, o Cubo parece uma mala de viagem,
com alça e rodas para facilitar seu transporte.
Mão na
graxa
O projeto foi apresentado no Fórum PACE -
Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education, em
Pasadena, Califórnia, EUA.
O Cubo se destacou em várias categorias: 1º
lugar na categoria Pesquisa de Mercado, 1º lugar em Design, 2º lugar em
Engenharia do Produto e 2º lugar em Manufatura.
A competição tem duas fases: a primeira
terminou agora, em julho, quando os times apresentaram o protótipo não
funcional (maquete em tamanho real), destacando o conceito de design.
O grande diferencial do triciclo Cubo é que será portátil. [Imagem: Poli/USP |
Nos próximos 12 meses, eles terão de
trabalhar no projeto de engenharia e construir o protótipo funcional (o veículo
pronto para ser usado), que deverá ser apresentado no Fórum Pace de 2014, em
Turim, na Itália.
Os alunos da Poli desenvolveram o triciclo
Cubo em parceria com estudantes de engenharia da Universidade do Estado do Novo
México (EUA), Universidade Jilin (China), Instituto Politécnico Nacional
(México), além da Escola Superior de Projetos e Arte (EUA).
A Poli foi escolhida a sede da equipe, ou
seja, além de sede do grupo, será o local onde será construído e testado o
protótipo funcional do Cubo, com a colaboração das demais universidades da
equipe. In “Inovação
Tecnológica” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário