Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mobilidade II

Brasil

Triciclo elétrico portátil é solução para mobilidade urbana

Mobilidade urbana

O triciclo foi projetado para atingir a velocidade máxima de 20 quilômetros por hora (km/h) e transportar até 100 quilogramas (kg), incluindo usuário e bagagem. [Imagem: Poli/USP]
Alunos da Escola Politécnica da USP (Poli) e de mais três universidades estrangeiras ganharam quatro prêmios internacionais ao desenvolverem um triciclo elétrico para mobilidade urbana.

O grande diferencial do triciclo, batizado de Cubo, é que ele deverá ser portátil.

O objetivo é otimizar o tempo dos usuários de transporte público de grandes cidades: a pessoa utiliza o triciclo para percorrer o trajeto de casa até o ponto/estação de ônibus, metrô ou trem, dobra o dispositivo e o carrega consigo, e volta a utilizá-lo do ponto/estação até o trabalho.

O projeto faz parte do Global Vehicle Development Project 2013, competição mundial promovida pela General Motors.

Os requisitos do projeto foram definidos a partir da realidade da cidade de São Paulo.

"Estudamos o relevo da cidade, a inclinação que o dispositivo tem de subir, a legislação que limita a velocidade em calçadas, entre outros aspectos. Na pesquisa de mercado, levantamos que boa parte dos paulistanos gasta cerca de 15 minutos caminhando para chegar à estação de transporte público mais próxima", diz Lucas Ludovico, um dos membros da equipe.

Triciclo elétrico portátil

O triciclo foi projetado para atingir a velocidade máxima de 20 quilômetros por hora (km/h) e transportar até 100 quilogramas (kg), incluindo usuário e bagagem.

Ele pesará em torno de 17 kg, incluindo a bateria - a bateria tem uma autonomia prevista de 20 km, podendo ser recarregada enquanto o usuário está no trabalho, ou durante a noite.

Para ser portátil, as medidas tiveram que ser modestas: 49,78 centímetros (cm) de comprimento por 56,77 cm de largura e 92,18 cm de altura. Quando dobrado ele é ainda menor: 49,78 cm x 20,83 cm x 62,48 cm.

Dobrado, o Cubo parece uma mala de viagem, com alça e rodas para facilitar seu transporte.

Mão na graxa

O projeto foi apresentado no Fórum PACE - Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education, em Pasadena, Califórnia, EUA.

O Cubo se destacou em várias categorias: 1º lugar na categoria Pesquisa de Mercado, 1º lugar em Design, 2º lugar em Engenharia do Produto e 2º lugar em Manufatura.

A competição tem duas fases: a primeira terminou agora, em julho, quando os times apresentaram o protótipo não funcional (maquete em tamanho real), destacando o conceito de design.

O grande diferencial do triciclo Cubo é que será portátil. [Imagem: Poli/USP
Nos próximos 12 meses, eles terão de trabalhar no projeto de engenharia e construir o protótipo funcional (o veículo pronto para ser usado), que deverá ser apresentado no Fórum Pace de 2014, em Turim, na Itália.

Os alunos da Poli desenvolveram o triciclo Cubo em parceria com estudantes de engenharia da Universidade do Estado do Novo México (EUA), Universidade Jilin (China), Instituto Politécnico Nacional (México), além da Escola Superior de Projetos e Arte (EUA).

A Poli foi escolhida a sede da equipe, ou seja, além de sede do grupo, será o local onde será construído e testado o protótipo funcional do Cubo, com a colaboração das demais universidades da equipe. In “Inovação Tecnológica” - Brasil

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