Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

São Tomé e Príncipe – Assina com a Índia acordo sobre aliança solar internacional

São Tomé e Príncipe e a República da Índia assinaram, no passado dia 07 de Fevereiro, o acordo sobre aliança solar internacional no Ministério dos Negócios estrangeiros. O protocolo rubricado pelo embaixador da Índia em São Tomé e Príncipe, Sushil Singhal e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Urbino Botelho, tem como objetivo de assegurar a transferência de tecnologia e financiamento para o desenvolvimento de projeto produção energético com potencial solar.

“Essa aliança pretende integrar num esforço comum os países que estão localizados entre os trópicos de câncer e Capricórnio, alguns dos quais com cerca de 300 dias de exposição solar anual com o objetivo de assegurar a transferência de tecnologia e financiamento para o desenvolvimento de projeto de produção energética com potencial solar. O mesmo projeto visa, de igual modo, a redução de custos associados desempenhando um papel central na angariação de mil milhões de dólares americanos até 2030 para a implementação massiva de energia solar”, disse Urbino Botelho.

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse ainda que “esta vontade está de resto expressa no firme compromisso de tanto São Tomé e Príncipe como a Índia manifestam para o cumprimento de acordo de Paris. Para São Tomé e Príncipe fazer parte desta aliança constitui, sem dúvida, uma oportunidade única para entrar no comboio de desenvolvimento tecnológico no que a produção de energias renováveis diz respeito”.

"Para além disso, irá permitir atenuar a grande dependência de país na utilização de combustíveis fosseis para satisfazer as suas necessidades energéticas, o que contribuirá para alcançamos as metas estabelecidas nos nossos programas nacionais de adaptação de mitigação de efeitos adversos das mudanças climáticas. A expectativa é a de que possa implementar um projeto que conduza a produção de até quatro megawatts a partir de energia solar indo de resto ao encontro daquelas que são as metas do governo nesta matéria, conforme expresso na sua agenda de transformação nacional no horizonte 2030”, acrescentou Urbino Botelho.

O Embaixador da Índia em São Tomé e Príncipe defende que o governo destas ilhas escolheu energia limpa, “porque energia limpa é para as futuras gerações, para lhes dar um desenvolvimento sustentável e utilização de recursos renováveis desejáveis para o desenvolvimento do país”. Silvania Bernardo – São Tomé e Príncipe in “O Parvo”

Sem comentários:

Enviar um comentário