Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Moçambique - Mineradora australiana Mustang entra na corrida à grafite na província de Cabo Delgado

A empresa mineira australiana Mustang vai realizar até Junho um estudo sobre a possibilidade de criar uma unidade de extracção de grafite no norte de Moçambique, anunciou numa nota aos accionistas.

"A conclusão do estudo está programada para o segundo trimestre de 2018, seguindo-se o início do estudo de viabilidade definitivo" que poderá anteceder o investimento, lê-se no documento consultado pela Lusa.



O estudo vai incluir os resultados "espectaculares" de 11 furos de prospecção já realizados em Caula, Montepuez, na província de Cabo Delgado, e que encontraram grandes filões de grafite, declarou a Mustang. As amostras recolhidas durante a prospecção "estão a ser enviadas para ensaios e testes metalúrgicos", acrescentou.

A Mustang tem uma mina de rubis na mesma região, de onde agora pretende extrair grafite e que se situa ao lado de uma mina explorada pela Syrah, outra empresa australiana que já iniciou a embalagem e a exportação de grafite.

A existência de valiosos depósitos subterrâneos já tinha motivado também o investimento da multinacional alemã AMG Graphit Kropfmuhl, que em Junho de 2017 iniciou formalmente a produção de grafite na mina de Ancuabe, noutra zona de Cabo Delgado.

A procura de grafite está em alta a nível mundial por ser um componente usado em baterias, numa altura em que o mercado de automóveis movidos a electricidade e outros produtos eléctricos - como as aeronaves autónomas (drones) está em expansão. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário