Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Angola – Manifesta interesse em receber professores cabo-verdianos

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, confirmou, no balanço da visita a Luanda, que Angola manifestou interesse em receber professores cabo-verdianos, processo que, garante, poderá ser implementado “tranquilamente”



Em entrevista ao jornal Expresso das Ilhas, Luís Filipe Tavares adianta que o interesse na contratação de professores cabo-verdianos "foi manifestado pelo governo angolano".

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde lembra que o país "já enviou no passado vários professores" para Luanda, da mesma forma que tem "nas universidades cabo-verdianas professores angolanos".

Por isso, o governante defende que "haverá mecanismos para fazer isso tranquilamente".

Luís Filipe Tavares sublinha ainda que as relações institucionais com Angola "são excelentes", reiterando o apoio a uma eventual candidatura angolana ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, no âmbito das reformas em curso na organização.

"Seria um facto histórico, e muito importante para África, para a lusofonia", aponta o governante.

No balanço da viagem a Luanda, apresentado à imprensa cabo-verdiana, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades adianta ainda que a agenda incluiu o planeamento da visita do Presidente da República, João Lourenço, ao arquipélago africano, bem como da deslocação do primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, a Angola.

A viagem de João Lourenço está prevista para Julho, durante a próxima cimeira da CPLP, enquanto a visita de Ulisses Correia e Silva deverá acontecer em Abril.

"Serão assinados alguns acordos e serão vistas as melhores formas de os implementar", avançou o chefe da Diplomacia cabo-verdiana, acrescentando que "há vários dossiers sobre a mesa, nomeadamente cooperação na área da educação, do ensino, para a formação de quadros jovens para o ensino geral e envio de quadros cabo-verdianos para Angola". Paula Cardoso – Angola in “Novo Jornal”

Sem comentários:

Enviar um comentário