Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Negócios

A revista Forbes apresentou a classificação dos melhores países para fazer negócios, com dados económicos de 2012 e com informação originária de diversas fontes como, a Heritage Foundation, World Economic Forum, Transparency International, Freedom House, World Bank, Central Intelligence Agency e Property Rights Alliance.

Num conjunto de 145 países, a Irlanda foi considerado o melhor país para fazer negócios, seguida da Nova Zelândia, Hong Kong, Dinamarca e Suécia. Cinco países lusófonos encontram-se nesta listagem, cabendo a Portugal a melhor posição no 20º lugar, tendo atrás de si países como o Luxemburgo (21º), Alemanha (24º), Japão (28º), Espanha (33º), Itália (37º).

O segundo país pertencente à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), apresentado como um país para melhor fazer negócios é Cabo Verde no 71º posto, sendo o sétimo país de África. Em terceiro lugar está o Brasil na 80ª posição, distante do Uruguai (52º) e Peru (53º), mas muito melhor que a Argentina (107º).

Moçambique no 101º lugar e Angola no 141º completam a lista de países lusófonos classificados pela Forbes. Apenas dois dos três países observadores da CPLP estão nesta presente lista de países, a Ilha Maurícia no 29º lugar, o primeiro país de África, uma classificação bem distinta do Senegal, que está imediatamente a seguir a Moçambique no 102º posto.

Os dois países que manifestaram candidatar-se a países observadores da CPLP, a Geórgia está na 50ª posição e a Namíbia no 79º lugar. Poderá aceder à classificação da Forbes aqui. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário