Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Assembleia da ACOLOP

A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, ACOLOP, reuniu em Macau, no passado dia 5 de Dezembro de 2013 em Assembleia Geral Ordinária, para eleger os órgãos sociais para o novo mandato. A direcção da ACOLOP mantém a mesma composição, com o Comité Olímpico e Desportivo de Macau, China, na presidência, e a Associação Olímpica de Goa, na primeira vice-presidência, lugar que ocupa por inerência, por ser o membro anfitrião dos próximos Jogos da Lusofonia, que terão lugar em Janeiro de 2014.

A 3.a edição dos Jogos da Lusofonia que estava anteriormente prevista para Novembro de 2013 foi adiada para Janeiro de 2014, devido às fortes chuvas que se fizeram sentir este ano em Goa e que impediram a conclusão de uma das mais importantes instalações destinadas ao evento.

Em Setembro deste ano, a Associação Olímpica de Goa solicitou à direcção da ACOLOP que fosse realizada uma nova Assembleia Geral da associação para ser aprovado o adiamento do evento para os dias 18 a 29 de Janeiro de 2014.

Apesar das muitas dificuldades que o adiamento veio trazer aos países e regiões membros da ACOLOP, estes mantiveram-se unidos e decidiram dar uma nova oportunidade a Goa.

Apesar das muitas dificuldades que Goa enfrentou desde 2009, ano em que se apresentou como candidato a anfitrião da 3.a edição dos Jogos da Lusofonia, manteve sempre a determinação em realizar o evento.



Nas palavras de Alex Vong, presidente da ACOLOP, é preciso reconhecer que a ACOLOP é composta por realidades muito diferentes e que nem todos os membros têm os recursos e capacidade organizativa consolidada de Macau, ou até a experiência de Portugal, os anfitriões das duas primeiras edições dos Jogos da Lusofonia, pelo que é preciso dar a todos a oportunidade de se afirmarem e crescerem no seio da organização, evitando, assim, a polarização dos Jogos entre os membros mais desenvolvidos.

No mandato que hoje terminou, a ACOLOP criou oportunidades de participação desportiva para os jovens atletas dos países e regiões membros da associação, nos intervalos das edições dos Jogos da Lusofonia.

Desde 2009 que há uma forte participação dos membros da ACOLOP na Maratona Internacional de Macau, normalmente a par com a realização da sua Assembleia Geral Ordinária, que todos os anos aqui se realiza em Dezembro. Seguindo o exemplo da iniciativa de Macau, Angola e São Tomé e Príncipe passaram a alargar a outros membros os convites para a Corrida de São Silvestre de Luanda e para a Volta do Cacau de Ciclismo, em São Tomé.

Os órgãos sociais que hoje tomam posse esperam poder dar continuidade a este projecto de alargamento de eventos em que participam atletas da ACOLOP.

Por outro lado, após os 3.os Jogos da Lusofonia, em Janeiro de 2014, esta direcção começa já a preparar a próxima edição dos Jogos da Lusofonia que terá lugar em Maputo, Moçambique. ACOLOP - Macau

A Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) foi fundada a 8 de Junho de 2004, em Lisboa. É uma organização não-governamental, constituída por 12 membros, que tem como principal objectivo reforçar a união e cooperação dos seus associados, através do Desporto.
A ACOLOP tem como fundadores os Comités Olímpicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial, este na qualidade de membro associado. Em Abril de 2006, passaram a integrar a ACOLOP os Comités Olímpicos da Índia e do Sri Lanka, com o estatuto de membros associados.
São missões da ACOLOP difundir os Ideais Olímpicos entre os seus membros, reforçar a cooperação entre os associados, seguindo os princípios da igualdade, respeito mútuo e convergência de interesses, e encorajar a colaboração para a definição de objectivos próprios e para a defesa de interesses comuns. Realizar acções de formação de quadros desportivos e estágios de preparação de atletas, desenvolver o Programa de Solidariedade Olímpica, com o apoio do Comité Olímpico Internacional, promover a colaboração ao nível das chefias de missão dos Jogos Olímpicos e apresentar candidaturas conjuntas a cargos na estrutura do Movimento Olímpico Internacional são igualmente objectivos da ACOLOP.

Sem comentários:

Enviar um comentário