Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 12 de outubro de 2013

Namíbia visita CPLP

A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Namíbia Netumbo Nandi-Ndaitwa visitou no passado dia 09 de Outubro de 2013 a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa, organização que a Namíbia pretende aderir como observador associado.
 
Após a reunião com o Secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy, a ministra namibiana declarou que o objectivo da visita era familiarizar-se com o trabalho da organização, devido ao seu país se ter candidatado como observador associado e a candidatura estar a ser considerada.
 
“Em primeiro lugar, apreciamos muito a família da CPLP, que visa consolidar a cooperação e a coordenação entre os membros, com ênfase no bem-estar dos povos desses países. É uma comunidade onde há uma grande fertilização de ideias, que olha para os aspectos sociais dos povos e para assuntos de boa governança que é essencial para o desenvolvimento de qualquer país” afirmou.
 
Bandeira da Namíbia
A governante da Namíbia salientou ainda a longa associação com os países de língua portuguesa africanos que apoiaram o seu país no caminho para a independência.
 
"Temos 23 anos de independência, temos paz e estabilidade, estamos a fortalecer a nossa democracia", acrescentou.
 
Segundo Netumbo Nandi-Ndaitwa, o país decidiu introduzir o português nas escolas como segunda língua e já é ensinado em 13 escolas, a mais de 1.100 alunos. O governo namibiano tem como objectivo estender progressivamente o ensino do português a todo o país. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário