Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

APLOP

Na semana passada, dias 17 e 18 de Outubro de 2013, realizou-se na cidade do Lobito, Angola, o VII Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).

Neste Congresso, assumiu a presidência da organização, o angolano Anapaz de Jesus Neto, presidente da Empresa Portuária de Lobito, enquanto não se conclui a Associação dos Portos de Angola (APANG). A vice-presidência coube ao Porto de Itajaí do Brasil e o lugar de vogal à Associação de Portos de Portugal, que anteriormente detinha a presidência.

Na Assembleia Geral, a presidência ficou a cargo da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), enquanto a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Brasil, assumiu a vice-presidência e o lugar de secretário foi atribuído à Administração do Porto de Sines, Portugal.

A presidência do Conselho Fiscal foi entregue à Empresa Nacional de Administração de Portos (ENAPOR) de Cabo Verde, sendo os lugares de vogais atribuídos à Administração dos Portos da Guiné Bissau (APGB) e à Empresa Nacional de Administração de Portos (ENAPORT) de São Tomé e Príncipe.

Salientamos as palavras do presidente cessante, José Luís Cacho:

"Vincamos a importância da aposta na economia desde o período pré-fundacional da nossa associação. Natural se torna, pois, que nos orgulhemos de ter, hoje em dia, a CPLP a acompanhar-nos na defesa desse objectivo.

São recentes - da semana passada -, as declarações do Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, defendendo a necessidade de se criar um ambiente propício para que os empresários possam fazer negócios dentro da comunidade. Cito Murade Murargy:

'Os Estados têm que acordar num leque de medidas que permita que os empresários possam desenvolver os seus negócios neste grande espaço que é o nosso'.

Depois dos inestimáveis contributos dados pela CPLP ao fomento da língua comum, aos projectos de índole cultural e solidária, temos hoje a CPLP a constatar a necessidade de dar um passo em frente, incluindo a economia na agenda”, referiu José Luís Cacho.



Recordemos as palavras de Xanana Gusmão em Bissau: "A presidência da CPLP em Timor (2014) vai ter um cariz mais económico".

São membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. São países Observadores Associados a Guiné Equatorial, Ilha Maurício e Senegal. Países que estão em negociações para aderir ao estatuto de Observador Associado, Namíbia e Geórgia. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário