Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 20 de outubro de 2013

Goa - Semana da Cultura Indo Portuguesa



Está prestes a iniciar-se, a 25 de Outubro de 2013, com uma noite de arte e música em Sunaparanta, Altinho, Panjim, a quinta edição da Semana da Cultura Indo Portuguesa em Goa que se prolongará até ao mês de Janeiro de 2014.

Um Festival de cinema Indo-Português, noites musicais incluindo um concerto de fado, culinária, teatro, literatura, dança, exposição de artistas plásticos, são alguns dos eventos que se realizarão durante este espaço de tempo.

Depois do ano passado, a Semana da Cultura Indo Portuguesa (Goa) ter sida realizada em Lisboa, esta manifestação cultural que foi criada e estabelecida no ano de 2008 por várias organizações goesas, nomeadamente pela Sociedade de Amizade Indo Portuguesa - Goa, Clube Vasco da Gama, Clube Nacional, Clube Harmonia Centro de Língua Portuguesa / Camões, Fundação Oriente e BPS Clube Margão, com o objetivo e propósito de manter viva a cultura e a identidade goesa, regressa este ano novamente às suas raízes.



José Elmano Coelho Pereira, Presidente da Comissão Executiva que organiza o evento afirmou: "Índia e Portugal, estão mergulhados numa rica herança cultural. A Índia é uma mistura de diversas culturas, todas especiais na sua própria maneira. Goa também tem a sua própria identidade e cultura, que é uma mistura de traços indianos e ocidentais. Goa assimilou a essência de ambos os países onde as pessoas convivem em harmonia e alegria. Através deste evento a Semana da Cultura Indo - Portuguesa (Goa), gostaríamos de partilhar e desfrutar a essência da nossa cultura diversificada e manter a identidade única de Goa viva".

Pelo seu lado, o Dr. António Sabido Costa, cônsul-geral de Portugal em Goa e membro da comissão avançou: "Durante todo o evento, esperamos oferecer uma apresentação diversificada de algumas das mais inovadoras e contemporâneas formas de arte e criações, cada uma das quais, enraizada na nossa cultura tradicional."

Nesta edição da Semana da Cultura Indo Portuguesa (Goa) vai ser lançado pela primeira vez em Goa, o Fado Clube de Goa que é a concretização do interesse manifestado por esta forma musical por muitos goeses. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário