Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Angola em Goa

Angola ambiciona o pódio

3os Jogos da Lusofonia, Goa, Janeiro 2014
Angola compete na terceira edição dos Jogos da Lusofonia, a realizar-se na cidade de Goa (Índia) entre 22 e 29 de Janeiro de 2014, com o objectivo de melhorar o terceiro lugar no quadro geral de medalhas alcançado em 2009, em Lisboa.

António Monteiro “Bambino” disse que a comitiva angolana que participa nos Jogos de Goa tem a missão de melhorar o terceiro lugar e nunca menos que isso.“Vamos para esta competição com este espírito. Penso que estamos em condições de ultrapassar os obstáculos da anterior participação. Mas, com base no respeito pelas equipas adversárias”, salientou o secretário-geral do Comité Olímpico Angolano (COA).

Ao contrário das edições anteriores, as selecções nacionais vão realizar toda a preparação em Angola, visto não haver condições para estágios no estrangeiro. “Não vai haver estágio fora do país. Os recursos financeiros são escassos. Criámos uma comissão de desporto federado, encarregue de prestar todo o apoio à missão. Estou convicto que não vai haver razões de queixa. Vamos ficar por cá”, assegurou.

À semelhança da última presença, Angola vai estar representada nos Jogos nas modalidades de futebol, basquetebol, andebol, atletismo, voleibol de praia, judo, ténis de mesa e taekwan-do, com uma delegação de cem pessoas, entre atletas, treinadores, equipa médica, pessoal de apoio e dirigentes.

António Monteiro sublinhou, ainda, que com estas modalidades Angola tem fortes possibilidades de voltar ao pódio. “Achámos melhor manter, porque temos medalhas com estas modalidades. Penso que não vão defraudar”, garantiu.

Em Portugal, Angola conquistou 15 medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e nove de bronze. O ouro foi conquistado pelos atletas paralímpicos Cândido Cândido e Maria Celeste (400 metros), pela judoca Antónia de Fátima “Faia” e pela selecção masculina de basquetebol.

A estas juntam-se as de prata, conseguidas pelo judoca Casimiro Carlos (-100 quilos), no salto em altura pelo atleta Ulica Costa, e de bronze, arrebatadas pelo paralímpico Alfredo Ginga (400 metros), da selecção feminina de basquetebol, do futebol, do futsal, dos judocas Laurindo Maiumba (66 quilos), Ângelo António (-73 quilos), e Dennis Silva (+100 quilos), no taekwan-do pela Sandra António (-67 quilos) e Maquila Carlos (-68 quilos). António de Brito – Angola in “Jornal de Angola”

Sem comentários:

Enviar um comentário