Análise
divulgada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi)
deixa claro que a indústria brasileira vem encontrando dificuldades para competir
com os produtos importados no mercado interno. E mostra que a desvalorização do
real em 2013 não foi suficiente para restituir a competitividade ao produto
nacional.
O que fazer?
Governos anteriores – cujos gestores não se notabilizaram por uma inteligência
acurada – a primeira medida que tomaram, diante de uma situação como essa, foi
recorrer ao fechamento do mercado aos produtos estrangeiros ou, então, à
elevação da tarifa do Imposto de Importação para dificultar a entrada dessas
mercadorias no País.
Como ensina a
História, nada disso deu bons resultados a longo prazo. Pelo contrário: só
serviu para condenar o País ao atraso tecnológico, como bem lembra quem acompanhou
os danos causados pela lei da reserva informática em favor dos produtos
fabricados na Zona Franca de Manaus, que acabou por obrigar os brasileiros a
usar por anos a fio computadores ultrapassados em relação aos países mais
desenvolvidos.
Hoje o que se
tem claro é que a preservação da indústria nacional – e dos empregos da
população – passa mais por medidas que estimulem a desoneração de tributos e
pela redução da burocracia do que pelo fechamento do mercado ao produto
estrangeiro concorrente.
Sem contar a
superação das conhecidas deficiências logísticas, com o asfaltamento de
estradas no interior do País, a construção de uma rede de armazenagem para as
safras agrícolas, a recuperação e expansão da malha ferroviária, a criação da
opção hidroviária para o transporte de cargas e, enfim, a ampliação e
modernização dos portos. Neste caso, bastaria ao governo brasileiro financiar a
construção de pelo menos três portos – um no Norte, outro no Nordeste e outro
no Sul – nos moldes do de Mariel, construído em Cuba com recursos do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em outras palavras:
o País precisa abandonar de vez a mentalidade protecionista que ainda o
caracteriza e partir para um modelo que estimule a sua inserção no mercado
internacional, a partir da assinatura de maior número de acordos comerciais.
Para tanto, precisa deixar de ser refém do Mercosul que, se deu bons resultados
num primeiro momento, hoje atrapalha a sua expansão em direção a uma integração
internacional.
Ou seja, o
Brasil precisa convencer seus sócios da necessidade de acordos comerciais com a
União Europeia, com os Estados Unidos e com os países da Ásia. Caso contrário,
esses três grandes atores vão chegar a um amplo acordo antes e, praticamente,
determinar o padrão de comércio mundial, em termos de legislação aduaneira,
ambiental, fitossanitária e tarifária. E aos demais só restará aceitar as
regras do jogo, sob pena de serem excluídos do comércio global. Milton Lourenço - Brasil
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Milton
Lourenço é presidente da Fiorde Logística Internacional e diretor do Sindicato dos
Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística do Estado de São Paulo
(Sindicomis) e da Associação Nacional dos Comissários de Despachos, Agentes de
Cargas e Logística (ACTC). E-mail: fiorde@fiorde.com.br. Site:
www.fiorde.com.br.
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