O porto de Sines consolidou-se como o quarto
porto da península ibérica na movimentação de contentores.
O porto espanhol de Algeciras teve no ano de
2013 um movimento de carga contentorizada de 4,34 milhões de TEU, um
crescimento superior ao ano anterior de 5,5%, passando a ser o porto líder da
península ibérica neste segmento, ultrapassando o porto espanhol de Valência,
movimentou 4,33 milhões de TEU, verificando-se uma quebra de -3,2% face ao ano
transacto.
O porto continental de Barcelona foi o
terceiro com mais movimento, 1,70 milhões de TEU (1 contentor de 20 pés) com um
crescimento 1,8%, em relação ao ano de 2012, enquanto o porto insular de Las
Palmas teve um movimento de 1 milhão de TEU de contentores.
O porto de Sines teve no ano de 2013 um
crescimento de carga contentorizada de +68%, registando 931 mil TEU,
destacando-se como o principal porto de Portugal neste segmento e o quarto da
península ibérica, verificando-se que ainda tem muita, mas mesmo muita margem
de crescimento, para um porto que tem todas as condições para estar no centro
do mundo e não na periferia.
O porto de Leixões, 626 mil TEU, teve uma
quebra de -1% em 2013, passando a ser o segundo porto português, pois Lisboa
com 549 mil TEU até Novembro de 2013, não conseguirá ultrapassar o volume de
Leixões. Neste contexto de dimensão de movimentação de carga contentorizada
está o porto espanhol de Bilbao, em 2012 apresentou um movimento de 610 mil TEU
e com valores consolidados do 1º semestre de 2013, apresenta uma quebra de -1%.
Baía da Lusofonia
Sem comentários:
Enviar um comentário