A Zâmbia vai construir uma
linha ferroviária que ligará Chingola, no coração da antiga província de
Copperbelt, na Zâmbia, à fronteira de Angola e à linha de Benguela.
A linha ferroviária será
construída numa parceria entre os sul-africanos da Grindrod e os zambianos da
Northwest Rail Company. Terá duas fases: uma primeira, que irá estender-se
desde Chingola até às minas de Kansanshi, Lumwana e Kalumbila (uma via de 290 km);
a segunda ligará à linha de Benguela na fronteira da Zâmbia com Angola, perto
do Jimbe.
O objetivo passa por ajudar
o tráfego de minérios existentes e de cobre acabado, abrindo um corredor direto
até ao Lobito, o qual irá permitir que a Zâmbia, um país sem costa marítima,
importe petróleo directamente de Angola, e estimulando ainda uma maior
actividade mineira na região de Copperbelt Ocidental.
A construção, operação e
manutenção foram concedidos à NWR, uma empresa zambiana, pelo Governo da Zâmbia
em Julho de 2006.
O investimento rondará os
USD 1000 milhões, com a primeira fase a custar USD 489 milhões. A construção
terá início este ano de 2014.
"Tenho desenvolvido
este projecto durante uma série de anos e as sinergias com as empresas da
Divisão Ferroviária da Grindrod tornam a Grindrod o parceiro ideal no
empreendimento conjunto, o que significa que seremos capazes que iniciar a
construção deste projecto no mais curto espaço de tempo possível", referiu
Enoch Kavindele, um antigo Vice-Presidente da Zâmbia e fundador/proprietário da
NWR. Cargo Edições - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário