Helicóptero pessoal elétrico decola em
silêncio na Europa
O motor a combustão tradicional foi substituído por dezoito motores elétricos, cada um com seu próprio rotor. [Imagem: E-volo] |
Helicóptero elétrico
A ideia de um helicóptero particular de baixo
custo parece estar decolando firme na Europa.
Depois de arrecadar €1,2 milhão em uma
campanha de financiamento público voluntário, a emergente E-volo conseguiu
suporte oficial da União Europeia.
O primeiro protótipo já fez seu voo de
estreia, e agora já conta com recursos suficientes para partir para a produção
em escala.
O Volocóptero foi encampado pela Climate-KIC,
a principal iniciativa europeia no campo das "inovações climáticas".
A ideia é lançar um veículo que seja seguro,
simples e menos poluente do que os helicópteros convencionais.
Para isso, o motor a combustão tradicional
foi substituído por dezoito motores elétricos, cada um com seu próprio rotor.
E o voo inaugural do helicóptero elétrico
causou sensação justamente pelo silêncio com que a aeronave de dois lugares
alçou voo, um silêncio que contrastou com a decolagem espalhafatosa dos
helicópteros tradicionais.
O silêncio do voo contrasta com a decolagem espalhafatosa dos helicópteros tradicionais. [Imagem: E-volo] |
Vibrações
Apesar das extensivas e bem-sucedidas
simulações realizadas por pesquisadores da Universidade de Stuttgart, na
Alemanha, todos estavam ansiosos para saber se haveria vibrações desagradáveis
ou mesmo perigosas na estrutura mecânica do plano do rotor.
"Essas vibrações são um grande problema
para os helicópteros normais", declarou Stephan Wolf, diretor da E-volo,
acrescentando que "essas vibrações, juntamente com o ruído ensurdecedor,
trazem muito desconforto aos passageiros nos voos em helicópteros
normais".
Devido à estrutura complexa do Volocóptero,
com seu design leve feito de fibra de
carbono, não foi possível simular as vibrações no laboratório.
Mas as únicas vibrações vieram da equipe que
assistia ao voo: "Nem mesmo as câmeras de vídeo HD presas ao anel exterior
de carbono do rotor da aeronave capturaram o mínimo sinal de vibrações,"
disse Wolf. in “Inovação Tecnológica” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário