Numa altura em que as obras de ampliação da
pista do aeroporto da ilha do Príncipe estão em fase avançada apesar de alguns
percalços, o Presidente do Governo Regional, José Cassandra anunciou para este
ano, a abertura do concurso público para a construção do primeiro porto da ilha
do Príncipe.
José Cassandra numa entrevista dada ao jornalista
Teobaldo Cabral, colaborador do Téla Nón na cidade de Santo António do
Príncipe, avançou dois projectos estruturantes para a ilha.
As obras de ampliação da pista do aeroporto
regional, avançaram mas conheceram alguns percalços. Segundo José Cassandra,
para além das chuvas torrenciais que irrigaram a ilha do Príncipe, e que
comprometeram o andamento das obras, surgiu o inesperado. «Um outro elemento é
uma gruta que apareceu na cabeça norte da pista, que está 5 metros abaixo do
piso. Pode comprometer o projecto», afirmou José Cassandra.
Uma equipa de peritos deverá chegar a ilha do
Príncipe, nos próximos dias para analisar a situação. «Se não se encontrar uma
alternativa para eliminação desta gruta a ideia será a redução da pista em
menos 100 metros em relação ao que está projectado. Nós não queremos essa solução. Queremos até
subir a pista em mais 100 metros do que está projectado», defendeu o Presidente
do Governo Regional do Príncipe.
As obras em curso visam estender a pista do
aeroporto regional até 1850 metros, igual ao comprimento da pista do aeroporto
internacional de São Tomé.
Um projecto que está a ser executado pela
empresa HBD – Boa Vida, com a qual foi assinado um acordo de investimento no
valor superior a 70 milhões de euros, para desenvolvimento do turismo ecológico
na ilha. «Queremos um aeroporto que possa ser alternativo ao aeroporto de São
Tomé. Queremos um aeroporto internacional», precisou José Cassandra..
A determinação das autoridades da ilha do
Príncipe, em ter pela primeira vez um aeroporto com capacidade de receber
aviões de médio porte, se enquadra na política de desencravar a ilha,
tornando-a numa placa de prestação de serviços no centro do Golfo da Guiné. A
Ilha do Príncipe está localizada mais próxima do continente africano do que a
ilha de São Tomé.
Para completar o projecto de acessibilidade e
de desencravamento da ilha, José Cassandra anunciou ara este ano o lançamento
do concurso público, para construção do primeiro porto acostável da história da
ilha do Príncipe. Até agora a ilha recebe mercadorias através de um pontão,
construído na era colonial. «O projecto do porto está concluído, está avaliado
em 6 a 8 milhões de euros», frisou.
Segundo o Presidente do Governo Regional, o
futuro porto de Santo António terá capacidade para receber embarcações de médio
porte. Não será um porto em +aguas profundas, acrescentou, para depois anunciar
que a ilha «vai ficar com um porto de referência aqui na região do Golfo da
Guiné».
O dirigente máximo da Região Autónoma do
Príncipe, indicou as vantagens da infraestrutura que vai transformar a ilha
numa placa de prestação de serviços no golfo da guiné. «Estamos próximos do
continente, passam milhares de barcos aqui a cruzar o norte e o sul e não
entram porque não temos um porto. Com um porto aqui, teríamos oportunidade de
fornecer víveres, combustíveis, enfim vários serviços poderíamos fornecer com
vantagens para a ilha do Príncipe», concluiu.
Príncipe avança com dois projectos
estruturantes. Abel Veiga – São Tomé e
Príncipe in “Téla Nón”
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