Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Macau - IPM E Escola Portuguesa unidos na promoção da língua

Perante a procura “cada vez maior” pela língua portuguesa no Continente, a Fundação Escola Portuguesa de Macau (FEPM) “decidiu alargar o seu campo de acção”, com a assinatura de um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de Macau (IPM).



O acordo “tem em vista promover o ensino do Português na China, através da identificação das necessidades que, entretanto, têm aumentado”, explicou José Luís Sales Marques em declarações ao Jornal Tribuna de Macau. “Há cada vez mais escolas que querem introduzir o Português na China” pelo que o objectivo do acordo passa por “trabalhar na formação de professores de Português como língua estrangeira e ajudar no recrutamento de professores para trabalharem em Macau e na China”, sublinhou o administrador da FEPM, acrescentando que, numa primeira fase, “vamos tentar responder às solicitações que já existem na Província de Guangdong”.

“Quando Roberto Carneiro esteve em Macau, não me recordo se disse ou não ao público, foi referido que a escola secundária da Ilha da Montanha gostaria de ter um professor de Português, portanto, esta é uma necessidade concreta”. “Depois há outras necessidades que vão sendo identificadas”.

Sales Marques ressalva, porém, que “a Ilha da Montanha é apenas um caso”, uma vez que “o acordo é muito abrangente”. De qualquer modo, a Província de Guangdong será prioritária por uma questão de proximidade. “A Província de Guangdong está mesmo aqui ao pé e vamos procurar responder gradualmente às situações e a essas necessidades”.

Questionado sobre quando está planeado começarem as acções, José Luís Sales Marques é directo: “logo que pudermos”. “Tudo leva o seu tempo, mas a aplicação do protocolo é logo a partir do momento em que ele é assinado. Estamos a trabalhar nesse sentido”. O início do próximo ano é uma possibilidade. “Até podemos começar antes, mas o resultado é provável que seja a partir do início do próximo ano”.

O acordo foi assinado na Delegação Económica e Comercial de Macau, em Lisboa, por Lei Heong Iok, presidente do IPM e Roberto Carneiro, presidente da FEPM, numa cerimónia que contou com a presença de Alexis Tam e do Secretário de Estado da Educação português, João Costa. Inês Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário