Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 16 de setembro de 2017

Moçambique - Pianista Melita Matsinhe prepara concerto em Maputo

A pianista moçambicana Melita Matsinhe apresenta-se no próximo dia 29 de Setembro, em concerto a realizar-se no Teatro Avenida, em Maputo. O evento subordinado ao tema “Flores que nos regam o peito...” terá lugar dias depois da intérprete ter publicado a sua primeira obra poética intitulada “Ignição dos Sonhos”, em cerimónia havida na Fundação Fernando Leite Couto, no dia 24 de Agosto último.
 
Fiel à sua essência artística que nos acostumara, explorando a sua capacidade de espalhar – a partir do palco – o incenso da pureza da alma, em cada espaço onde dialoga com o público, em “Flores que nos regam o peito”, Melita Matsinhe irá encenar e coreografar expressões da cultura moçambicana através da música.

A escolha deste conceito é consubstanciada pelo facto da pianista Melita Matsinhe considerar as manifestações de artes como sendo flores, essências, cores que nos regam o peito e nos alegram a alma, indica uma nota em nosso poder.

Com novas composições musicais entre as quais “Menina do Meu país” e “Gwinya moya wangu”, na sua caixinha de surpresas, a pianista junta no elenco grandes instrumentistas moçambicanos desde o baixista Anselmo, o percussionista Simão Nhacule até o baterista Amade Cossa. Porém, a força da palavra declamada será expressa pelo poeta Eduardo Quive.

Melita Matsinhe é uma vida dedica às artes, daí que nos últimos anos tem ampliado a sua esfera de actuação para o ensino da música, orientando aulas de piano para a criançada através do Centro de Artes Xiluva. O festival Infantil Njingiritana, virado mais para a música e literatura realizado este ano – são a extensão material dessa dedicação. In “Diário de Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário