Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Macau - Viagem pela história com “Cartografia Global”

Cerca de 40 reproduções de mapas antigos preenchem uma exposição que será inaugurada sexta-feira na Biblioteca Sir Robert Ho Tung com o intuito de “evidenciar a transformação de Macau”



Organizada pela Biblioteca Central de Macau e a Biblioteca da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (UCTM), a exposição “Cartografia Global de Macau” coloca em destaque o papel crucial do território na história do comércio marítimo, enquanto pólo de intercâmbio entre o Oriente e o Ocidente. Nesta exposição, que se insere nas comemorações do 120º aniversário da Biblioteca Central e do 10º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Macau na Lista do Património Mundial, serão apresentadas na Biblioteca Sir Robert Ho Tung cerca de 40 reproduções de mapas anteriores ao século XVIII, cedidas pela Biblioteca da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.

Os mapas foram divididos de acordo com os temas “Cartografia Oriental de Macau”, “Cartografia Ocidental de Macau” e “Mapas da Cidade de Macau”, a fim de “evidenciar a posição de Macau no mundo, bem como a transformação da própria cidade”, adianta o Instituto Cultural (IC). As cópias originais dos mapas derivam de colecções originárias de todo o mundo, incluindo da Biblioteca da Universidade de Harvard, Biblioteca Nacional da França, Biblioteca do Congresso, entre outras.

No quadro das comemorações do 10º aniversário da classificação do Centro Histórico como Património Mundial, serão também exibidos mapas da cidade de Macau de diferentes períodos. “Estas imagens preciosas documentam a transição, o crescimento e o desenvolvimento de Macau ao longo do tempo, revelando a arte arquitectónica de Macau, rica em elementos orientais e ocidentais”, frisa o IC.

A exposição “Cartografia Global de Macau” será inaugurada sexta-feira, pelas 18:00, na Biblioteca Sir Robert Ho Tung, onde ficará patente entre 7 de Novembro de 2015 e 31 de Janeiro de 2016, com entrada livre. In “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário