Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Macau - Bancos dos Países de Língua Portuguesa movimentam 6,29 mil milhões de yuan

Bancos dos Países de Língua Portuguesa movimentaram quase 6,29 mil milhões de yuan (US$983,7 milhões) nos primeiros 10 meses do ano, através dos serviços de compensação (clearing) para negócios em yuan disponibilizados em Macau, de acordo com a sucursal de Macau do Banco da China (BOC Macau, na designação inglesa).

Num seminário que decorreu na sexta-feira, o Vice Director-Geral do BOC Macau, Wang Jun – citado pelo diário local Macao Daily News –, referiu que o número reflecte um “crescimento percentual de dois dígitos” em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o jornal de língua chinesa, entre Janeiro e Outubro deste ano, o sistema bancário de Macau processou, no total, fundos no valor de mais de 1,3 biliões de yuan através deste tipo de serviços, o que representa uma subida anual de 27 por cento.

Wang Jun lembrou que o BOC Macau – a entidade autorizada a prestar serviços de compensação para negócios em yuan em Macau – estabeleceu já laços com mais de 30 bancos dos Países de Língua Portuguesa neste âmbito.

O responsável defendeu que Macau pode ajudar a promover ainda mais o uso da moeda chinesa nos Países de Língua Portuguesa através do papel do território enquanto plataforma de serviços entre a China e essas nações. In “Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário