Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Canadá - Aluna lusodescendente recebeu Prémio Pedro da Silva

Uma aluna lusodescendente da Universidade de Toronto, no Canadá, recebeu esta semana o Prémio Pedro da Silva, atribuído pela Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Emma Mota Amaral, de 20 anos, aluna lusodescendente de um curso de português da Universidade de Toronto, filha de emigrantes açorianos, foi a vencedora do 4.º Prémio Pedro da Silva.

“É o reconhecimento sobretudo do mérito académico dos alunos, num incentivo para que eles continuem a praticar a língua portuguesa, e que possam inclusive seguir os seus estudos da língua portuguesa”, Ana Ochoa, responsável da CGD no Canadá.

A responsável pela representação da entidade bancária realçou que a atribuição deste prémio é também um “reconhecimento e estímulo” para que os alunos possam continuar o estudo da língua portuguesa.

Ana Ochoa sublinhou ainda que hoje em dia já frequentam os cursos de português na Universidade de Toronto alunos de diversas ascendências, nomeadamente “canadianos e de outras nacionalidades”.

O Prémio Pedro da Silva foi criado em 2012, em homenagem ao primeiro carteiro no Canadá, com conhecida ascendência portuguesa, visando recolher o empenho e mérito académicos dos alunos de português numa das mais prestigiadas universidades canadianas.

O prémio, no valor pecuniário de 750 dólares canadianos (520 euros), é atribuído anualmente a um aluno da Universidade de Toronto, inscrito num curso de português.

Pedro da Silva, imigrante português do século XVIII, chegou ao Canadá entre 1672 e 1673 à Nova França, onde hoje se localiza a província canadiana do Quebeque, tendo sido responsável pelas primeiras expedições de correio no país norte-americano.

“Pegando nesta figura histórica, quisemos relembrar a importância que a comunidade portuguesa tem no Canadá, que tem mais de 450 mil pessoas, e tem o seu peso e importância”, explicou Ana Ochoa. In “revistaport.com” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário