Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Japão - Estudantes cuidam da escola para aprender a valorizar património público

Além das tradicionais disciplinas escolares, no Japão atividades como varrer o chão, lavar o banheiro e servir a merenda nas instituições de ensino também fazem parte do currículo dos estudantes de ensino fundamental e médio. "O aluno não estuda apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão mais consciente", explica o professor Toshinori Saito.


Separados em grupos e sob a coordenação dos professores, os alunos são responsáveis pela limpeza da sala de aula, dos corredores, das escadas e dos banheiros. Os estudantes ainda fazem suas refeições no local de estudo e são responsáveis pela organização do lanche e por lavar os utensílios utilizados.

Michie Afuso, presidente da ABC Japan, organização sem fins lucrativos que ajuda na integração de estrangeiros na cultura japonesa, diz que esse tipo de educação faz com que as crianças entendam a importância de limpar o que sujou. "Isso mostra o nível de organização do povo japonês, que aprende desde pequeno a cuidar de um patrimônio público que será útil para as próximas gerações", diz.

A brasileira Emilia Mie Tamada, que há 20 anos trabalha como voluntária bilíngue em uma escola japonesa na província de Nara, aprova a metodologia adotada pelo país asiático e garante que os pais das crianças não acham ruim que seus filhos colaborem com a organização da escola. "Neste período, não me lembro de nenhum pai que tenha questionado a participação do filho na limpeza da escola", conta ela. In “Correio 24 horas” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário