Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Guiné Equatorial – Organização não-governamental lusa vai ensinar língua portuguesa

A organização não-governamental ADLML – Associação de Desenvolvimento, sediada no Porto, vai ensinar este ano a língua portuguesa a 450 trabalhadores do Estado da Guiné Equatorial, num projeto que envolve ainda a formação profissional.

“A área de intervenção da Associação de Desenvolvimento Local do Minho Lima (ADLML) em Portugal e nos PALOP – nomeadamente em Angola, Guiné–Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – é na área do desenvolvimento social. Face ao trabalho realizado, fomos convidados pelo governo da Guiné Equatorial a concretizar um projeto de dois anos que visa, numa primeira fase, ensinar o português a 450 trabalhadores”, explicou à Lusa, Serra Peres, presidente da ADLML.

Catedral Santa Isabel - Malabo
A Guiné Equatorial aderiu em 2014 à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, passando o português a ser língua oficial, juntamente com o espanhol e francês.

“Os primeiros cursos são vocacionados para os funcionários do Estado, num total de 200 no primeiro semestre e 250 no segundo. Estes cursos são devidamente autorizados e muito acarinhados pelo governo”, explicou.

Em relação à formação de formadores, o projeto será lecionado em espanhol no primeiro semestre, mas no segundo os cursos já serão em português.

“O projeto de formação de adultos em língua portuguesa faz parte do plano de ensino na Guiné Equatorial, um país em grande desenvolvimento, mas ainda com fortes necessidades em termos de capacitação a diversos níveis”, completou.

A ADLML tem como missão o desenvolvimento sustentável de regiões e comunidades carenciadas em Portugal e nos países em desenvolvimento em que atua através da criação e implementação de respostas inovadoras que melhor promovam o desenvolvimento social e profissional, a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. In “Porto Canal” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário