Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 10 de janeiro de 2015

Internacional – Maior porta-contentores do mundo chegou à Europa

No passado dia 07 de Janeiro de 2015, acostou no Porto de Felixstowe, Reino Unido, pela primeira vez na Europa, o maior porta-contentores a navegar no mundo, o “CSCL Globe”, a operar pela China Shipping Container Line no seu serviço AEX1 (Ásia – Europa Expresso).

Com uma capacidade de 19100 TEUs, 400 metros de comprimento, equivalente a quatro campos de futebol, o “CSCL Globe” transporta mais mil TEU que os navios da armadora Maersk que detinham o recorde de transportar aproximadamente 18 mil TEUs para o porto espanhol de Algeciras.

CSCL Globe

Na altura da chegada do navio ao Reino Unido, o Director da China Shipping para o Reino Unido, o Sr. Zhang Zhendong afirmou que estão previstos operar nesta rota, mais quatro navios idênticos ao “CSCL Globe” que para além do Porto de Felixstowe no Reino Unido, operarão nos portos europeus de Roterdão, na Holanda, Hamburgo na Alemanha e Zeebrugge na Bélgica, No oriente, estes navios atuarão nos portos chineses de Qingdao, Shanghai, Ningbo e Yantian, além do porto malaio de Port Kelang.

O “CSCL Globe” que foi construído pelo estaleiro Hyundai Heavy Industries de Ulsan, na Coreia do Sul, é o exemplo da atenção que os governos têm que atender na decisão da construção de novos portos, pois só os que estão apetrechados para receberem os porta-contentores da Classe E e os futuros Classe F estarão em condições de responder à evolução do comércio mundial. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário