Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cooperação


"AGLP - A Academia Galega da Língua Portuguesa acaba de assinar 2 novos protocolos de cooperação, com a Academia Internacional de Direito Linguístico - The International Academy of Linguistic Law, com sede em Montréal, Canadá, e com a Lusophone Society of Goa - Sociedade Lusófona de Goa, Índia.

A Academia Internacional de Direito Linguístico realizou recentemente, Chiang Mai, Thailândia, a sua 13 Conferência Internacional, de 13 a 17 de dezembro. A colaboração com esta entidade refere os âmbitos linguísticos e educacionais e científicos, bem como o relacionamento cultural. O protocolo foi assinado pelo presidente da ALW, Joseph-G. Turi, e o presidente da AGLP, José-Martinho Montero Santalha.

A Sociedade Lusófona da Goa mantém viva a herança lusófona nessa região da Índia, facilitando o relacionamento cultural e económico com os países de língua portuguesa.

Goa é um estado da União Indiana (República da Índia). Situa-se entre os estados de Maharashtra a norte e de Karnataka a leste e sul, na costa do mar da Arábia, a cerca de 400 km a sul de Bombaim. É o menor dos estados indianos em território, o quarto menor em população, e o mais rico em PIB per capita da Índia.

A língua oficial de Goa é o concanim, mas ainda existem segmentos da população que falam português, devido ao domínio de Portugal na região por 450 anos. Goa, a partir de 1510, foi a capital do Estado Português da Índia, tendo sido integrada na União Indiana em 1961. As suas principais cidades são Panaji também chamada de Panjim (ou Pangim, antigo nome português), Madgaon (Margão em português), a cidade de Vasco da Gama e a cidade de Mapusa (Mapuçá em português). Goa acolhera a terceira edição dos Jogos da Lusofonia em 2013, ano em que a língua portuguesa terá uma oportunidade para fazer valer o seu peso.

O protocolo de cooperação foi assinado pelo presidente da LSG, Aurobindo Xavier, e o presidente da AGLP, Montero Santalha, visando promover "as relações e o intercâmbio cultural, científico e educacional, nos domínios de interesse comum, acordando a divulgação das respetivas atividades, nomeadamente as relacionadas com a investigação, difusão e defesa da língua portuguesa e com a situação do português da Galiza e de Goa". A Academia Galega tem já assinados protocolos com entidades de Angola, da Argentina, do Brasil, da Catalunha, da Índia, de Macau, de Portugal e do Quebeque." Portal Galego da Língua - Galiza

Sem comentários:

Enviar um comentário