Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 27 de janeiro de 2013

Eusko



            Ontem, dia 26 de Janeiro de 2013, a Associação Euskal Moneta aprovou por unanimidade os seus estatutos e tem como principal objectivo o lançamento de uma moeda basca, em defesa do meio ambiente, duma agricultura e desenvolvimento local sustentável e do progresso social.

           A moeda, o Eusko, que os organizadores pretendem promover numa economia mais verde e humana que está vinculada à língua e cultura basca, terá um valor idêntico ao euro e estará disponível em notas de 1, 2, 5, 10 e 20 euskos. As notas que já foram apresentadas em Baiona, representam cenas da vida basca e contêm cinco medidas de seguranças diferentes, filigrana, estampagem a quente, contraste, tinta fluorescente anti fotocópia e uma quinta que não foi revelada.

            Saliente-se que esta moeda, o eusko, só estará em circulação na região de Iparralde, no País Basco do Norte, do lado francês da fronteira, entre as entidades que já aderiram à Associação Euskal Moneta, neste momento 73 negociantes e o seu lançamento está previsto para o próximo dia 31 de Janeiro.

            Os promotores desta iniciativa que pretendem fomentar o espírito basco, têm a intenção de alargar a circulação do eusko a todo o País Basco, às regiões de Euskadi e Navarra. Até ao próximo dia 31 de Janeiro prevêem colocar à disposição dos interessados os primeiros 126 mil eukos e afirmam que o sistema permitirá aos aderentes ganhar novos clientes, será uma chancela de qualidade em negócios que respeitem o meio ambiente e que impulsionará a economia local através da recirculação desta moeda, o eusko. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário