Durante três dias em Goa e um dia em Nova Deli, músicos da Índia e de Portugal vão deslumbrar o Monte Music Festival em concertos que serão recordados tanto pela música como pelo cenário
“A ideia de mudanças no 23.º Monte Music Festival surgiu porque estamos a comemorar o 30.º aniversário da Fundação Oriente em Goa. Acreditamos que é importante ter uma edição especial do Monte Music Festival, para comemorar isso”, diz Paulo Gomes, diretor da fundação em Goa.
O festival de três dias abre com, diz Gomes, "dois dos instrumentos musicais mais emblemáticos da Índia e de Portugal – o sitar e a guitarra portuguesa – para prestar homenagem aos dois países".
O sitarista Asad Khan, músico premiado com o Grammy, e Ricardo J Martins, um dos mais brilhantes guitarristas portugueses, juntar-se-ão no palco para criar algo mágico, enquanto se apresentam tendo como pano de fundo o pôr do sol.
Ao cair da noite, o grupo local Ekchar subirá ao palco com uma homenagem a Goa, apresentando fado, música folclórica e contemporânea, proporcionando uma experiência indo-portuguesa única ao público.
“A história do Ekchar é muito interessante, pois, em 2023, eu estava a conversar com esses músicos e convidei-os a apresentarem-se como um grupo, eles concordaram e então tiveram de inventar um nome. Ekchar foi sugerido e ele ficou”, diz Gomes.
A primeira apresentação de sábado (1.º de fevereiro) será um recital de Odissi por um dos expoentes mais promissores da forma, Krishnendu Saha e seus discípulos da Escola Nrityormi de Odissi, intitulado 'Pravaha, Uma Bênção'.
Em seguida, acontecerá o World Violin Fusion, de Sharat and Friends, onde Sharat Chandra Srivastava será acompanhado pelo seu filho Raghav Chandra para um jugalbandi clássico hindustani, e depois por Mayank Bedekar na tabla, Amar Tirkey na guitarra, Jagtinder Singh Sidhy nos vocais e Sina Fakhroddin na percussão, de Nova Déli.
Falando sobre Saha, Paulo Gomes disse: “No ano passado, eles vieram, mas apenas como um casal e apresentaram-se com as suas filhas foi incrível. Acho que é importante para os alunos terem esse tipo de palco e gostaríamos de promover estas escolas.”
A fechar as cortinas em Goa estará uma das mais aclamadas fadistas da sua geração, Cuca Roseta, com o desempenho intitulado, ' Mandovi -Tejo', que faz alusão à importância dos dois rios para os respetivos locais. Ela trará o fado e os ritmos goeses para o palco.
“O título 'Mandovi -Tejo', dois rios de Portugal e Goa, é porque Cuca Roseta trará músicas de Lisboa, os seus originais, mas ela também canta em concani e acho que ela cantará aqui também, mas ela convidará músicos goeses para se juntarem a nós e trará um músico de Moçambique que tem laços goeses”, disse Gomes.
Falando sobre o concerto como um todo, ele disse: “Temos uma grande variedade aqui, com grupos de Goa, Rajastão, Deli e Portugal, e é muito equilibrado, com instrumentais, vocais e dança.”
“Por ocasião do 50.º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Índia, nós, juntamente com o Conselho Indiano para as Relações Culturais e a Embaixada de Portugal, decidimos realizar este concerto em Deli para comemorar isso”, disse Gomes.
Iniciado em 2002 na restaurada Capela de Nossa Senhora do Monte, do século XVI, esta edição do Monte Music Festival é organizada pela Fundação Oriente e Taj Cidade de Goa, com o apoio da Goa Tourism Development Corporation, ICCR, The Souza Group, Embaixada de Portugal, INTACH, Goa, Healthway Hospitals, Furtados Music e o Departamento de Arqueologia do Governo de Goa. Alexandre Barbosa – Goa in “Gomantak Times”
Detalhes do evento
DIA 1, Sexta-feira, 31 de janeiro
17h45: 'Between Strings', de Asad & Ricardo J Martins, recital de Sitar e
Guitarra Portuguesa
19h00: Ekchar apresenta fado, mando, música goesa
DIA 2, sábado, 1 de fevereiro
17h45: Krishnendu Saha e seus discípulos apresentam ‘Pravaha uma bênção’
19h00: ‘World Violin Fusion’ por Sharat Chandra Srivastava e amigos
Dia 3, domingo, 2 de fevereiro
17h45: 'Ecos do Deserto' de Manganiar
19h00: 'Mandovi-Tejo' de Cuca Roseta
LOCAL: Capela de Nossa Senhora de Monte, Velha Goa
A entrada é gratuita, não são necessários passes; haverá transporte disponível a partir do Gandhi Circle, Velha Goa
Sem comentários:
Enviar um comentário