Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Malásia – Jovem de 19 anos tem mais de mil troféus e já entrou no Livro de Recordes

Nos últimos 14 anos, Yap Wen Min, de 19 anos, ganhou mais de 1000 troféus em concursos de matemática, ciências, debates e oratória, tanto a nível local como internacional.


Recentemente, a adolescente residente em Kuala Lumpur alcançou outro marco ao entrar no Livro de Recordes da Malásia (MBR) por ser a pessoa mais rápida a resolver uma multiplicação de 50 dígitos em 24,61 segundos. Para esse feito, fez uma operação matemática de multiplicação de dois números, cada um com 50 algarismos, sem calculadora.

Yap disse que conseguir entrar no MBR foi uma das conquistas que ambicionava há anos. “O que mais me emociona não é o reconhecimento em si, mas o crescimento e a transformação pessoal que me levou até ele. À medida que me concentrei em melhorar a minha mentalidade e em melhorar as minhas capacidades, a minha entrada na MBR tornou-se um resultado natural”, explicou.

“Esta experiência tem sido gratificante para mim devido às lições inestimáveis ​​- que normalmente não se encontram nos manuais – que a viagem me ensinou”, disse Yap numa entrevista à imprensa local.

Yap, que acabou de terminar os estudos básicos, está actualmente num ano sabático antes de continuar a licenciatura em economia. Completou o feito MBR em Abril. Realizar uma multiplicação de 50 dígitos é desafiante e requer competências avançadas de cálculo matemático e mental devido ao grande número de dígitos envolvidos.

Segundo salientou, os maiores desafios que enfrentou para alcançar este feito foram gerir o seu tempo e lidar com o desgaste mental. “No entanto, foi nestas dificuldades que descobri uma versão mais forte de mim mesmo. Ao longo desta jornada, tive a sorte de contar com o apoio dos meus mentores que me orientaram, desafiaram e encorajaram a continuar a ultrapassar os meus limites”, explicou Yap Wen Min, que pratica matemática durante seis horas por dia.

Também mentora da organização sem fins lucrativos Teach for Malaysia, Yap comenta que tem sido uma viagem incrível e que está entusiasmada com o quão longe chegou. “Não se trata apenas da conquista em si, mas de tudo o que aprendi ao longo do caminho”, referiu, salientando que “estou ansiosa pela próxima aventura, resolver o próximo complexo desafio e vendo até onde posso contribuir”.

Yap, a mais nova de dois irmãos, sente-se atraída pela matemática porque considera que os números são uma das ferramentas mais fiáveis ​​para descobrir verdades e validar ideias. “Como apaixonada por Economia, fascina-me a forma como a Matemática ajuda a analisar e a resolver problemas do mundo real. A economia, ao contrário de outras disciplinas, não é uma disciplina fixa e estática. As suas teorias mudam de tempos a tempos, o que requer muitos debates e capacidades analíticas”, referiu.

Já alcançou muitas conquistas, incluindo o prémio de ouro na Olimpíada Internacional de Aritmética Matemática da Taça ShenMo da China em 2023 e o prémio de prata na Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia em 2022, e em 22 de Agosto, conquistou a medalha de prata na competição Kijang Economics, um evento nacional que testa alunos em empreendedorismo, literacia financeira e negócios.

Para os que não gostam de matemática, a jovem sugere que a vejam como um puzzle ou padrão, em vez de apenas um requisito para as notas e exames. “Ao fazê-lo, pode ajudar-nos a compreender muito melhor as coisas que acontecem ao nosso redor. Não tenham medo de pedir ajuda quando algo não faz sentido. À medida que se tenta mais e se cometem mais erros, seremos capazes de encontrar a lógica por trás disto ou o método que mais nos convém”, disse ela.

“Tentem encontrar as ligações entre a matemática e os hobbies. Não importa se gostam de desporto, música ou arte, há matemática por trás de tudo. Depois de vermos como a matemática se aplica aos nossos interesses, começará a parecer mais divertido e menos árduo”, concluiu. In “Jornal Tribuna de Macau” com “Agências Internacionais”


Sem comentários:

Enviar um comentário