Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 10 de setembro de 2024

CPLP - Chefes de Estado da Comunidade convidados para cimeira informal em Nova Iorque

Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão reunir-se em Cimeira informal, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, segundo informações publicadas pela agência de notícias Lusa.

A presidência, rotativa, são-tomense já enviou os convites aos dirigentes dos Estados-membros da CPLP, para participarem da reunião, no dia 23 de Setembro, à margem da semana do Debate de Alto Nível das Nações Unidas. O evento vai decorrer na semana entre 23 e 28 de Setembro.

Segundo o embaixador de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, país que tem a presidência rotativa da organização até 2025, a data proposta de 23 de Setembro poderá não se verificar, porque o dia da cimeira informal “terá de ser ajustado de acordo com as agendas dos chefes de Estado”.

A representante permanente de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, Esterline Género, disse ainda desconhecer a agenda da reunião, mas assegurou que não estará relacionada com a futura presidência da organização.

Habitualmente, realiza-se uma reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores da CPLP, mas, este ano, a Presidência são-tomense entendeu que seria importante existir uma cimeira informal de chefes de Estado e de Governo dos nove países, adiantaram outras fontes diplomáticas.

O objetivo, segundo as mesmas fontes, é haver uma decisão definitiva sobre o local da próxima cimeira, que será no país que assumirá a presidência da organização.

Na última reunião de chefes de Estado e de Governo, que decorreu em São Tomé e Príncipe, em Agosto de 2023, quando este país assumiu a presidência, ficou decidido que seria a Guiné-Bissau o próximo Estado-membro a assumir a liderança, em 2025.

Contudo, dada a situação política naquele país, os Estados-membros deverão pronunciar-se agora sobre o local da próxima cimeira, que será no país que assume a futura presidência da comunidade por dois anos. In “O País” – Moçambique com “Lusa”


Sem comentários:

Enviar um comentário