As
cervejas Sagres e Super Bock têm vindo a registar resultados “bastante
promissores” nas exportações para a China, que se destaca cada vez mais entre
os mercados internacionais das duas marcas
A China é destino de aposta do
Super Bock Group e da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (Sagres),
ocupando o primeiro e segundo mercado de exportação, respectivamente, disseram
à Lusa os responsáveis das duas empresas cervejeiras.
“A actividade comercial do
Super Bock Group na China começou em Janeiro de 2009, quando enviámos o
primeiro contentor para comercialização da marca Super Bock em hotéis e
restaurantes através de parcerias que estabelecemos com distribuidores locais”,
afirmou à Lusa Rui Lopes Ferreira, presidente executivo da empresa.
Por sua vez, a Sociedade
Central de Cervejas e Bebidas, que tem a Sagres, iniciou a comercialização na
China, embora de forma “residual, em 2013”, adiantou Nuno Pinto Magalhães,
director de comunicação e relações institucionais da empresa.
“Em 2016 foi quando começámos
a acelerar o nosso crescimento” naquele mercado, acrescentou.
Para o Super Bock Group, “hoje
a China é o maior destino internacional da empresa, registando resultados
bastante promissores ao representar 40% das exportações, sobretudo da cerveja
Super Bock, o que significa já mais de 10% da receita global (451 milhões de
euros em 2016)”, referiu Rui Lopes Ferreira.
No caso da cervejeira que
detém a marca Sagres, em 2016 foram exportados quatro milhões de litros para a
China, prevendo-se para 2017 “um crescimento superior a 50%”, acrescentou Nuno
Pinto Magalhães.
“A China, neste momento, é o
segundo mercado de exportação da Sagres, a seguir à Suíça, não considerando
Angola, que já não é exportação”, salientou o mesmo responsável, apontando que
a região onde o grupo mais vende cerveja é na província de Fujian, embora
também comercializem para Zhejiang e Guangdong.
Já a Super Bock “está a ser
comercializada em cinco mil pontos de venda distribuídos por 50 cidades,
localizadas em três províncias com 200 milhões de pessoas. Mantém-se a presença
em hotéis e restaurantes seleccionados, tendo a empresa já alargado a
comercialização desta marca também ao canal alimentar”, concluiu o presidente
executivo do grupo.
Relativamente a Angola, a
Sociedade Central de Cervejas e Bebidas adiantou que a Sodiba – Sociedade de
Distribuição de Bebidas de Angola, fábrica da empresária angolana Isabel dos
Santos, “iniciou a produção em meados de Março [de 2017], em regime de “trademark license agreement”, sendo que
só divulgarão dados “passado sensivelmente um ano”. In
“Jornal Tribuna de Macau” –
Macau com “Lusa”
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