O Porto de Paranaguá fechou
2017 com a maior movimentação de cargas da sua história. Foram 51,5 milhões de
toneladas operadas entre janeiro e dezembro, o que representa um aumento de 11%
em relação ao recorde anterior, de 46,1 milhões de toneladas, alcançado em 2013
e 14,2% a mais do que o ano passado, quando operou 45,1 milhões de toneladas.
O crescimento foi bem acima da
média brasileira. Enquanto as exportações de produtos no Brasil inteiro tiveram
crescimento médio de 7,2% em relação a 2016, de acordo com dados do Ministério
da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações pelo Porto de
Paranaguá cresceram 17%.
O secretário de Estado da
Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirma que a marca é histórica,
pois representa uma mudança no patamar dos portos do Paraná. “O Porto de
Paranaguá se preparou para isso. Foi uma confluência de fatores que levaram a
este recorde”, diz ele.
“O campo produziu muito, o
câmbio favoreceu a comercialização internacional da produção agrícola e o porto
se equipou nos últimos anos para atender este aumento de demanda. O mais
importante é que sempre que o produtor paranaense e brasileiro quiser usufruir
do Porto de Paranaguá, ele estará preparado para receber estas cargas e
operá-las da maneira mais ágil possível”, afirma Richa Filho.
Safra e investimentos
A
safra de grãos 2016/2017 foi recorde, ao alcançar as 240 milhões de toneladas
colhidas pelo Brasil, e coincidiu com a entrega de alguns dos principais
investimentos previstos para o porto. “De 2011 a 2017, foram mais de R$ 868
milhões em investimento público. Neste período, a movimentação de cargas de
Paranaguá teve um aumento de 25%”, afirma o diretor-presidente da Administração
dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.
A soja foi o carro-chefe da
alta, com mais de 11,4 milhões de toneladas exportadas ao longo do ano (a maior
marca da história), mas o recorde geral também foi alcançado com o aumento nas
movimentações de carga geral (máquinas, peças industriais e produtos de alto
valor agregado), com 9,5 milhões operados; fertilizantes, com 8,8 milhões de
toneladas importadas; derivados de petróleo, com 4,7 milhões de toneladas
importadas; açúcar, 4,8 milhões de toneladas exportadas; farelos, com 4,5
milhões de toneladas embarcadas; e milho, com 3,5 milhões de toneladas
exportadas.
Recordes
Além de ultrapassar a marca
das 50 milhões de toneladas pela primeira vez, o Porto de Paranaguá registrou
vários outros recordes ao longo do ano. Ao todo, 17 marcas históricas foram
batidas ao longo de 2017.
Foram alcançados os recordes
históricos de movimentação diária, mensal, semestral e anual de cargas. Maior
operação diária, semestral e anual de soja e de veículos. Maiores volumes de
graneis sólidos, líquidos e carga geral. Maior fluxo de caminhões no Pátio de
Triagem.
Entre as principais obras que
tornaram possíveis estas marcas estão as campanhas continuadas de dragagem,
reforma e aprofundamento do cais, instalação de novos shiploaders (carregadores
de navios), construção de novos gates com novas balanças, automação dos
equipamentos de controle de acesso, construção de novos tombadores, novos
pátios de caminhões, entre outros.
Estes investimentos aumentaram
em 33% a capacidade na descarga de grãos, multiplicaram o acesso de caminhões
de fertilizantes, veículos e cargas gerais à faixa primária do porto e duplicaram
a resistência do cais para operações.
Também foram feitas constantes
campanhas de dragagens de manutenção, que garantiram a profundidade de projeto
do canal de acesso e dos berços, permitindo que os maiores navios que atracam
na costa brasileira pudessem operar em Paranaguá nas suas capacidades máximas
de carga.
Em 2015 e 2016, o porto já
tinha batido os recordes de movimentação do Corredor de Exportação, de embarque
de açúcar, de desembarque de fertilizantes, movimentação de contêineres,
desembarque de diesel e exportação de etanol, entre outros. Desde 2011, quando
iniciou-se o atual pacote de investimentos, foram 45 recordes batidos.
Cidade
Um grande feito é que todas
estas marcas tenham sido batidas sem causar transtornos à cidade. Mesmo com o
maior volume de cargas chegando e saindo de Paranaguá, as filas de caminhões
foram extintas, os motoristas são orientados a não despejar grãos nas vias dos
municípios e o processo de limpeza das ruas foi intensificado.
Fruto deste trabalho, o Porto
de Paranaguá alcançou a liderança nacional do ranking de sustentabilidade da
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) com o melhor desempenho
ambiental entre mais de 100 portos públicos e privados.
Além disso, uma obra de
revitalização da avenida Bento Rocha, principal via de acesso ao porto, e a
construção de um viaduto na entrada da cidade, na continuação da BR-277, serão
realizados com aportes do caixa próprio da Appa. Os mais de R$ 36 milhões são
os maiores investimentos feitos pelo porto em toda a história na infraestrutura
da cidade. In “Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina” - Brasil
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