A
Feira de Produtos de Qualidade de Macau-Cantão deste ano atraiu mais de 150 mil
visitantes e comerciantes. O IPIM promoveu a participação de produtos
portugueses no certame, sublinhando a crescente visibilidade do papel de
plataforma de Macau
Durante três dias, entre 15 e
17 de Janeiro, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau
(IPIM) e a Comissão do Comércio do Município de Cantão organizaram a “Feira de
Produtos de Qualidade”, um evento que reuniu mais de 150 mil visitantes e
comerciantes na capital da Província de Guangdong.
Realizada no “Poly World Trade
Expo Center”, em Cantão, a Feira de Produtos reuniu marcas conhecidas e uma
vasta gama de produtos típicos das regiões, contando ainda com a presença de
empresas locais de distribuição de produtos portugueses e expositores
provenientes de Portugal. Desta forma, frisa o IPIM, cumpriu-se a lógica de
plataforma de serviços para a cooperação económica e comercial entre a China e os
países de língua Portuguesa.
Uma das novidades deste ano
foi a introdução de uma zona destinada às empresas de comércio electrónico
locais. De acordo com Sou Chou Kei, responsável da plataforma online
“Macaueshop.com”, a “zona do comércio electrónico transfronteiriço” atingiu o
objectivo desejado. “Os seus produtos esgotaram-se dentro de duas horas após a
abertura, sendo necessário o reabastecimento imediato”, destacou o IPIM.
Na véspera da feira, os
organizadores realizaram também uma sessão de intercâmbio para a cooperação
económica e comercial entre Macau, os países lusófonos e Cantão, cujo principal
objectivo centrou-se na promoção da plataforma de Macau. Neste âmbito, o
responsável pelo sector asiático da empresa “Branco Carvalho Neto”, Paulo Covas,
sublinhou a importância do Portal de Informação “como uma nova plataforma para
os países de língua portuguesa fazerem intercâmbios comerciais online com Macau e o interior da China”.
Assim, segundo o IPIM, Paulo
Covas perspectiva melhorar as informações da empresa e dos produtos alimentares
neste portal, para “atrair mais empresas e consumidores chineses”.
Além disso, o IPIM assegurou
que serão oferecidas novas oportunidades a empresas chinesas e portuguesas. O
consultor José Pedro Farinha, da empresa portuguesa “Bussiness Tecnology
Out-Sourcing Consultancy”(BTOC), frisou a importância dessas oportunidades por
garantirem mais intercâmbio entre as empresas luso-chinesas. Para isso, o mesmo
responsável pretende “atrair mais investidores do Interior da China para
projectos em Portugal através do evento”, refere a nota divulgada pelo IPIM. In “Jornal
Tribuna de Macau” - Macau
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