O Porto de Santos no Brasil
encontra-se na 38ª posição na movimentação de contentores no ano de 2013,
segundo o anuário “World Top Container Ports 2014” apresentado recentemente
pela revista especializada “Container Management”. O Porto de Santos encerrou o
ano com um movimento de 3448879 de TEUs (medida-padrão internacional
equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), um crescimento de 8,7%
face ao ano de 2012. O Secretário de Infraestrutura Portuária da Secretaria de
Portos, Tiago Barros, reafirmou no passado dia 13 de Agosto de 2014, o
compromisso de manter o calado do Porto de Santos e trabalhar para aumentar a
profundidade em todos os trechos para um padrão único de 13,2 metros,
permitindo uma melhor acessibilidade ao porto.
O Complexo Portuário do
Itajaí no Brasil apresenta-se no 103º lugar, uma melhoria de cinco posições em
relação ao ano anterior com 1120627 TEUs operados durante o ano de 2013, uma
evolução anual de 12% na movimentação de cargas contentorizadas. O
superintendente do Porto de Itajaí, António Ayres dos Santos Júnior considera a
presença do porto entre os 120 maiores do mundo como uma grande satisfação para
a Autoridade Portuária de Itajaí e um reconhecimento por todo o trabalho
desenvolvido e um melhor aproveitamento dos investimentos que o porto tem
recebido na melhoria das infra-estruturas terrestre e aquaviária.
O Porto de Sines em Portugal
integra pela primeira vez a tabela do anuário “World Top Container Ports 2014” ao entrar directamente para a 115ª
posição, graças à maior subida mundial registada em 2013, ao assinalar um
crescimento de 68%. Ao movimentar 931036 TEUs durante o ano de 2013, mais 378
mil que o ano anterior, o Porto de Sines gerida pela PSA de Singapura viu os
seus níveis de produtividade aumentar substancialmente, com uma média de 200
TEUs movimentados por hora, trabalhando as 24 horas diárias. O Porto de Sines
espera alcançar no corrente ano 1,2 milhões de TEUs e ultrapassar entre outros,
o porto de Las Palmas nas Canárias, que ocupou em 2013 a 109ª posição, sendo o
quarto porto espanhol com mais movimento de contentores, depois de Algeciras
(30º com 4,35 milhões de TEUs), Valência (31º com 4,33 milhões) e Barcelona
(78º com 1,7 milhões). Destaque-se o Porto de Algeciras que desde o mês de
Novembro de 2013 recebe os novos porta-contentores classe E que transportam
cargas de 18000 TEUs. Baía da Lusofonia
Sem comentários:
Enviar um comentário